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01/11/2001 - 03h59

"Fantástico" é novo alvo na "guerra" do Ibope

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LAURA MATTOS
da Folha de S.Paulo

Entre todas as preocupações que a estréia do programa "Casa dos Artistas", do SBT, trouxe para a Globo, uma das maiores é a concorrência com o "Fantástico".

O "reality show" estreou sem divulgação prévia no domingo passado e venceu a atração global pela primeira vez em sua história, com média de 31 a 28.

O "Fantástico" é responsável pela venda do terceiro anúncio mais caro da televisão. Na tabela nacional, um comercial de 30 segundos no programa custa R$ 141.180, perdendo apenas para o "Jornal Nacional" (R$ 166.690) e a novela das oito (R$ 155.080).

Com a queda de 12% na venda de publicidade no primeiro semestre deste ano e a previsão de um acirramento da crise no mercado, a emissora teme que um de seus três principais produtos possa ser abalado comercialmente.

A estréia de "Casa dos Artistas", no último domingo, não é a primeira demonstração de que a "guerra" entre Gugu e Faustão já é dada como vencida pelo SBT.

Silvio Santos deu recentemente outros indícios de que seu novo alvo é o "Fantástico". Um deles foi a mudança do horário do "Show do Milhão", que foi antecipado e passou a ser exibido logo depois do "Domingo Legal", de Gugu, para tentar segurar a audiência por mais tempo na
disputa com o programa da Globo.

O "Domingo Legal" também tem concentrado as atrações mais fortes para o final, hora em que o "Domingão do Faustão" já saiu do ar e começou o "Fantástico". Foi assim, por exemplo, quando o programa do SBT fez a cobertura do sequestro de Silvio Santos.

Percebendo a estratégia da concorrente, a direção da Globo tem discutido a ameaça ao "Fantástico" há algumas semanas. Nos últimos dias, com a novidade da "Casa dos Artistas", a ordem é para que as reportagens sejam fortes, capazes de atrair a audiência.

A questão principal, avalia a cúpula da Globo, não é uma briga entre os "reality shows" "No Limite" e "Casa dos Artistas", já que o global venceu o programa de 32 a 27, durante os 38 minutos em que concorreram. Na média geral, a atração da Globo venceu o SBT de 33 a 22 (cada ponto equivale a 44 mil domicílios na Grande SP).

O diretor de "No Limite", J.B. de Oliveira, o Boninho, falou à Folha, do Pará, onde a gincana está sendo gravada, e afirmou que não deve alterar a linha do programa, mantendo a linha da edição.

Anunciante
A vitória isolada de "Casa dos Artistas" no último domingo, no entanto, não é suficiente para mudar a percepção do anunciante, na opinião de Flávio Corrêa, presidente da Associação Brasileira dos Anunciantes (ABA).

Para ele, é preciso que o programa mantenha a liderança por mais de um mês, pelo menos, para que as agências passem a reavaliar a estratégia dos anúncios.

"É claro que, se ficar claro que houve uma mudança consolidada na audiência, o mercado irá responder a isso. A publicidade é um ato de venda e é importante saber quantas pessoas assistem ao programa. Mas as atitudes não são imediatas, não responderiam a vitórias isoladas", afirma Corrêa.

O "Show do Milhão" aos domingos já é considerado pelo mercado publicitário um produto confiável, tanto que o anúncio no programa é o mais caro do SBT. O comercial de 30 segundos custa, na tabela, R$ 85.148, o mesmo valor que o programa de Silvio Santos que vem depois do jogo e costuma manter a audiência elevada.

Processo
Além da disputa por audiência, "Casa dos Artistas" deve levar Globo e SBT a uma longa e polêmica batalha judicial. A Globo acusa Silvio Santos
de plagiar o "Big Brother", do qual é detentora dos direitos de produção.

No programa de Silvio Santos, planejado em segredo para evitar que a Globo tentasse impedir a estréia na Justiça, 12 artistas ficam presos em uma casa e são filmados 24 horas por dia. "Casa" ficará no ar até o dia 16 de dezembro e o vencedor receberá R$ 300 mil.

De segunda a sábado, o SBT exibe uma edição dos "melhores momentos" e, no domingo, Silvio Santos deve participar da atração comandando alguma gincana.

A concepção é a mesma do "Big Brother", sucesso em vários países, que ganhará uma versão brasileira pela Globo em 2002.

A manobra de Silvio Santos irritou a Globo e gerou uma "guerra" de
comunicados entre as emissoras. Na segunda-feira, a Globo soltou uma nota dizendo que o programa era um plágio. Na terça, o SBT respondeu, acusando a Globo de monopólio, e a emissora redigiu uma "tréplica".


  • Colaborou Daniel Castro, colunista da Folha

    Entenda o caso:
  • "Casa dos Artistas" mantém audiência, mas Globo continua na frente

  • "Casa dos Artistas" voltou ao ar com "micos" e lágrimas

  • Globo responde nota do SBT e fala em "falta de seriedade"

  • Leia a íntegra da nota da Globo em repúdio à do SBT

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  • SBT acusa Globo de monopólio e diz que não plagiou programa

  • Globo acusa SBT de plagiar "Big Brother" e entra na Justiça

  • Saiba como funciona e quem participa da "Casa dos Artistas"


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  • Programa "Casa dos Artistas" acirra "guerra" entre Globo e SBT

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  • "Casa dos Artistas" paga até R$ 80 mil de cachê


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