Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/11/2001 - 11h17

SBT investe em medidores de audiência alternativos

Publicidade

DÉBORA MIRANDA
do Agora São Paulo

Silvio Santos está prestes a colocar em prática um projeto antigo: a criação de uma medição alternativa de audiência.

Não é de hoje que o empresário questiona os dados divulgados pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística). Por várias vezes, Silvio Santos já havia manifestado insatisfação pela existência de apenas um órgão para medir a audiência no país.

Esta semana, o Agora encontrou o local onde foi desenvolvido o molde do aparelho, que deverá se chamar "adviser" (conselheiro, consultor) e que, em breve, estará em funcionamento.

Segundo o que foi apurado pela reportagem, foram encomendados 800 aparelhos de medição. O equipamento está praticamente pronto, mas ainda tem de passar por testes.

De acordo com Artur Auter, responsável pela criação dos moldes do produto, ele deve ter teclas para que o telespectador dê notas à atração que está assistindo. Este seria o grande diferencial do equipamento se comparado ao usado atualmente pelo Ibope.

A tecnologia dos medidores estaria sendo desenvolvida pela empresa Vértice. Procurados pela reportagem, os responsáveis não confirmaram participação no projeto.

Fora a possibilidade de avaliação das atrações, o sistema deve funcionar praticamente da mesma forma que o do concorrente. O aparelho parece um decodificador de TV por assinatura com um controle remoto. Fica ligado o tempo todo e detecta automaticamente em que canal o aparelho de televisão está sintonizado.

"A tecnologia usada pelo Ibope é secreta, mas não é impossível que eles tenham desenvolvido algo semelhante. Mesmo porque esses aparelhos não existem só no Brasil, mas em vário países", afirma Derli Pravato, gerente de atendimento do instituto.

Os "colaboradores", como são chamadas as pessoas que se dispõem a ter o aparelho em casa, devem ganhar eletrodomésticos por sua participação no projeto. Isso também não é novidade. O Ibope já sorteia prêmios (utilidades domésticas que valem em média R$ 350) a seus colaboradores pela loteria federal.

Segundo o Ibope, Silvio Santos estaria apoiando o projeto do Instituto de Pesquisa Gerp, do Rio de Janeiro, que começou em julho a desenvolver um trabalho de pesquisa. A proposta é a de medir a audiência em tempo real no Rio e em São Paulo, com uma amostra maior que a do Ibope. A previsão inicial era de que até o fim deste ano eles já disponibilizassem novos dados de audiência.

Até o fechamento da edição, o Agora não havia conseguido falar com o Gerp e com o SBT.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página