Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/11/2001 - 05h38

Paço das Artes apresenta exposição sobre auto-retrato

Publicidade

FABIO CYPRIANO
da Folha de S.Paulo

Pela segunda vez, neste ano, o auto-retrato na produção contemporânea é tema de exposição em São Paulo, agora com "Deslocamentos do Eu: O Auto-Retrato Digital e Pré-Digital na Arte Brasileira", que é inaugurada hoje no Paço das Artes.

Será que artistas brasileiros andam com o ego inchado ultimamente? "O auto-retrato como valorização do indivíduo é uma resistência aos processos de globalização", arrisca Tadeu Chiarelli, curador da mostra.

Para Chiarelli, essa resistência centra-se em dois focos: "Com a crise da desmaterialização, os artistas buscaram refúgio na história da arte ou na da própria família", explica. Assim, a mostra traça um percurso, que tem início em 1976, com obras de Anna Bella Geiger e Marcelo Nitsche, ambas ironizando a tradição do auto-retrato, até obras recentes, mais dramáticas, de Albano Afonso e Gustavo Rezende.

Rezende, aliás, é o elo com outra mostra que também é inaugurada hoje no Paço, denominada "Palavra-Figura". Um imenso auto-retrato do artista é feito com marcas de um carimbo, em que constam o nome e o endereço de Rezende. Outros seis artistas estão na exposição, que, pela primeira vez na Temporada de Projetos, é realizada por uma curadora, no caso Nancy Betts. "Faço uma investigação sobre o diálogo entre o sistema visual e verbal", explica.

Ainda hoje, o Paço inaugura mostra do cearense Luiz Hermano, com sua mais recente produção. "Considero-me na contramão da arte contemporânea, pois não falo de mazelas, e sim do sonho, da alegria", conta o artista, que apresenta 15 conjuntos coloridos e lúdicos, coleções de objetos banais do cotidiano.


PALAVRA-FIGURA; LUIZ HERMANO; DESLOCAMENTOS DO EU
mostra tríplice sobre diálogo entre sistema visual e verbal, nova produção de Hermano e 25 anos do auto-retrato na produção contemporânea brasileira. Curadoria: Nancy Betts e Tadeu Chiarelli.
Onde: Paço das Artes (av. da Universidade, 1, USP, SP, tel. 0/xx/11/ 3814-4832)
Quando: abertura hoje, às 12h; de ter. a dom., das 11h às 17h; Até 27/1
Quanto: entrada franca
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página