Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/11/2001 - 16h18

Atriz portuguesa Maria de Medeiros é condecorada na França

Publicidade

da Agência Lusa, em Paris

A atriz e cineasta portuguesa Maria de Medeiros, de "Pulp Fiction", "Henry e June" e "Capitães de Abril", foi condecorada nesta quarta-feira pela ministra da Cultura e da Comunicação francesa, Catherine Tasca, com as insígnias de Cavaleiro das Artes e das Letras.

Seu mais recente trabalho no Brasil foi em "O Xangô de Baker Street", filme de Miguel Faria Jr., baseado no best-seller de Jô Soares.

A ministra da Cultura francesa recordou que Maria de Medeiros, que vive em Paris desde os 18 anos de idade, hoje se destaca por sua carreira cinematográfica internacional, mas no fim dos anos 80 e início dos anos 90 ocupou lugar importante no teatro francês.

"Maria de Medeiros é uma artista magnífica, que conseguiu reunir duas grandes culturas e duas línguas, as portuguesas e as francesas", disse Catherine Tasca à Agência Lusa, em Paris.

A ministra, assim como muitos franceses, "descobriu" Maria de Medeiros no teatro, na peça "Elvire Jouvet 40", no fim dos anos 80, encenada durante três anos na França e outros países.

Para Catherine Tasca, Maria de Medeiros "é um exemplo para muitos artistas de Portugal e da França, é alguém que incarna num e no outro país a identidade das nossas Nações, a força das nossas Culturas".

"Maria de Medeiros tem igualmente uma liberdade, uma abertura à cultura dos outros, um grande exemplo que me levou a distingui-la agora, enquanto é jovem, e não esperar que tivesse feito todo o seu percurso", disse a ministra francesa.

Modesta e simplesmente, Maria de Medeiros agradeceu a condecoração. "Tanto mais que a minha vida é uma longa história de amor com a cultura francesa", disse.

Para o embaixador de Portugal na França, Antonio Monteiro, a homenagem a Maria de Medeiros "é mais um motivo para nos afirmarmos com esta presença portuguesa universal".

Leia mais notícias da Agência Lusa
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página