Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/12/2001 - 09h43

Rússia tem seu "Alexandre Frota"

Publicidade

JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO

da Folha de S.Paulo

No Brasil é "Casa dos Artistas"; na Rússia, ""Atrás do Vidro". Lá, como aqui, o programa tem causado turbulência. Foi parar na Justiça e exigiu a interferência do governo federal. Com a abertura da TV russa aos interesses comerciais, o que conta é a audiência.

E o baixo nível, dizem alguns dos principais críticos de TV do país, impera. Exibido pela TV6, o "Atrás do Vidro" (http://zasteklom.tv6.ru), programa que mostra seis jovens com idades entre 21 e 24 anos confinados num apartamento, é a maior sensação da televisão do país nos últimos dez anos, quando o império soviético se esfacelou.

Alcançou, em pelo menos nove dias de exibição, 50% de "share" na audiência, ou seja, metade dos televisores ligados no país esteve sintonizada na atração. "Gerou uma verdadeira febre, ganhou manchete nos principais jornais [como o "Komsomolskaya Pravda"], assunto de qualquer bate-papo, polêmica com a Igreja Ortodoxa [Russa, que pediu para o governo vetá-lo]. O bom da história é que provocou uma discussão: onde será que a nossa sociedade vai parar?", perguntou Vladimir Pozner, crítico de TV.

"A Rússia se ocidentalizou tanto que acabou formando uma geração sem esperança no futuro, sem ideal de vida, diferente das anteriores, que, bem ou mal, acreditavam em alguma coisa [no regime comunista]. O espelho do que virou nossa sociedade é isto aí [o sucesso de "Atrás do Vidro"]." Mas a produção do programa não vê a situação assim. À Folha, o departamento de comunicação da TV6, canal independente do magnata Boris Berezovsky, disse que a televisão na Rússia está mais interessante porque não exibe apenas noticiários políticos ou de guerra. A rede acha que as pessoas se cansaram de só ver desgraça.

"Frotovski" Como em ""Casa dos Artistas", o programa russo, também sucesso de audiência na Ucrânia, tem uma espécie de Alexandre Frota -o brutamontes Anatoly, que entrou no lugar de Sasha depois que o rapaz resolveu abandonar o jogo temendo a reação da namorada após cenas picantes com uma das garotas.

Também como "Casa dos Artistas", "Atrás do Vidro" chegou a sair do ar -a emissora não teria pago em dia os direitos à Endemol, a criadora do "Big Brother", em que ele se espelhou- e agora está nas mãos do Ministério da Comunicação russo.

A pedido da igreja e da ORT, rede de TV controlada pelo Estado, o ministério vai analisar se a TV6 já pode pensar numa segunda edição ou se é o caso de vetar a atração por atentado ao pudor.

Curiosamente, a ORT, emissora que polemizou com a TV6, é a que está produzindo ""O Último Herói", uma espécie de ""No Limite", que, no caso dos russos, se passará numa ilha da América Central.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página