Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/12/2001 - 08h48

DJ MC Jack lança seu primeiro CD solo com 9 horas de hip hop

Publicidade

CARLOS TORRES FREIRE
da Folha de S.Paulo

Nove horas de festa: essa é a provável duração da noitada de hip hop que o rapper e DJ MC Jack pretende promover hoje, a partir das 20h, na Toco, clássica casa noturna na zona leste da cidade.

O evento marca o lançamento de "Meu Lugar", o primeiro CD solo de Jack em 15 anos de carreira, ou melhor, de correria em busca do lugar do hip hop na cultura brasileira, como ele mesmo diz: "Esperei só 15 anos para lançar esse meu álbum. Em 85/86, eu já dançava no centro da cidade com o Nelsão, o Nelson Triunfo, pai do movimento hip hop, um cara que a molecada deveria dar bênção até hoje. A gente tinha que correr atrás de tudo. Não tinha nada".

Jack lembra de meados da década de 80, quando não havia festas de hip hop, e o instrumento mais próximo eram as latas de lixo na rua. "Foi uma época de ouro da gente, quando a galera se reunia para dançar na [estação de metrô] São Bento. Usava lata de lixo mesmo e era bom, dava um "gravão"."

Além das lembranças e experiências, os primeiros anos da cena hip hop paulistana deixaram o CD "Hip Hop: Cultura de Rua", de 1988, que, além de MC Jack, tem as participações de Thaíde & DJ Hum, Código 13 e O Credo.

E, na festa de hoje, a congregação de artistas hip hop deve continuar. Estão previstas participações de Thaíde, Facção Central, Detentos do Rap, além da performance break e street dance dos dançarinos do Peso Zero.

"Chamei vários grupos para marcar presença, fazer uma música. Mas os caras reclamaram: "Uma música só não dá". Então, pode esperar a festa", brinca Jack.

Para o show, que terá repertório centrado no CD "Meu Lugar", o rapper convidou ainda Toaster Eddie -o "mano" que dá o tom ragga nas músicas "Sabe Nada" (de fortes guitarras) e "Meu Mundo"- e o grupo de hip hop K-beça e Aliados, de Blumenau (SC), que Jack conheceu no período em que viveu naquela cidade, entre 1994 e fevereiro deste ano.

Nos sete anos fora de São Paulo, Jack se dedicou mais aos pick-ups. Foi DJ residente em uma casa noturna de Blumenau, produziu CDs de drum'n'bass e de house, participou de campeonatos mundiais e ganhou campeonatos brasileiros de DJs.

Outros bons momentos do show devem ser com as músicas "Centro da Cidade" e "Acredite em Mim", ambas com cerca de 15 anos, além do samba-rock "Vida e Morte Severino", mais nova, composta há quatro anos.

Como diz MC Jack, a respeito do CD que reúne tantos anos de carreira: "Não posso deixar tudo isso de lado. Minha rima pode ser simples e meu jeito de cantar pode ser quadrado, mas é minha história".

O quê: MC Jack e convidados - festa com show de lançamento do CD "Meu Lugar"
Quando: hoje, às 20h
Onde: Toco (r. Dona Matilde, 509, Vila Matilde, tel. 4057-2558)
Quanto: R$ 10
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página