Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/12/2001 - 04h34

Gravadora tem álbum inédito de Cássia Eller na gaveta

Publicidade

SERGIO TORRES
da Folha de S.Paulo

Mofa há quase dez anos nos arquivos da Universal um disco em que Cássia Eller interpreta em inglês clássicos do blues e do rock. O trabalho, em parceria com o guitarrista Victor Biglione, jamais foi lançado.

Com a morte da cantora, surge a oportunidade de a gravação, finalmente, virar CD e ir para as lojas. Afinal, no meio fonográfico, inédito de artista morto é ouro, vide os casos de Elis Regina, Raul Seixas e Legião Urbana.

As razões do arquivamento do disco permanecem misteriosas, uma década depois. Biglione, 43, conta que soube, à época, que a gravadora (então Polygram) não queria lançar um disco em inglês de uma cantora iniciante.

O guitarrista lembra que, para a gravadora, Eller poderia ficar estigmatizada como uma cantora de blues, com um repertório restrito a clássicos do gênero. Daí viria a decisão de engavetar o trabalho.

O disco foi gravado em 1992, com base no show que Eller e Biglione fizeram, primeiramente, no Circo Voador (casa de espetáculos do início dos 90, no Rio) e depois no Free Jazz.

Empolgado com o show, Mayrton Bahia, então produtor e executivo da Polygram, contratou a dupla, que foi para o estúdio com direito a uma banda básica (teclados, baixo e bateria) e naipe de metais. "Só entraram grandes clássicos do blues e do rock, em uma linguagem setentista. É um trabalho maravilhoso, muito forte. A Cássia sempre adorou o disco", disse, ontem, Biglione, defensor do lançamento do trabalho, "que permitirá ao público conhecer uma outra faceta da Cássia".

O músico tocou guitarras e violões do disco, do qual foi o arranjador. Biglione lembra que "eram dez ou 11" músicas, entre elas "(I'm Your) Hoochie Coochie Man" e "I Ain't Supersticious", ambas de Willie Dixon, e "(I Ain't Got) Nothing But the Blues", de Duke Ellington.

Biglione e Eller pescaram em discos de Jimi Hendrix e dos Beatles outras duas canções: "If Six Was Nine" (Hendrix) e "Got do Get Into My Life" (Lennon-McCartney). Também entraram um clássico de Freddie King, "Same Old Blues", e "When Sunny Gets Blue" (Marvin Fisher-Jack Segal).

Da lista de músicos que tocaram no disco, estão os sopristas Serginho Trombone e Zé Carlos Ramos, o baterista André Tandetta, o baixista André Gomes e o tecladista Marcos Nimritcher.

Ontem, Biglione lamentou a morte da amiga. "Sempre me parecia tranqüila, relax. Fui dormir muito chocado."




Leia mais no especial Cássia Eller
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página