Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/01/2002 - 04h47

Globo de Ouro anuncia seus premiados amanhã

Publicidade

AMIR LABAKI
articulista da Folha

Nem tudo estará perdido em relação ao primeiro Oscar a um brasileiro, se o ainda inédito por aqui "Abril Despedaçado", de Walter Salles, for derrotado amanhã na disputa de melhor filme estrangeiro do 59º Globo de Ouro. É provável que a lista do Oscar, a ser conhecida em 13 de fevereiro, compense a injustiça e torne mais árdua a disputa de 24 de março.

Transpondo para o Nordeste brasileiro o romance homônimo do albanês Ismail Kadaré, o longa tem por trunfo o fato de ser uma produção do suíço Arthur Cohn, um mestre nos bastidores, e a boa repercussão crítica nos EUA.

Salles enfrenta quatro bons filmes e deve celebrar ter sido deixado de fora um concorrente como "O Quarto do Filho", que valeu a Palma de Ouro para Nanni Moretti em Cannes 2001. "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain", de Jean-Pierre Jeunet, é o favorito.

A Miramax aposta alto nas chances de "Amélie" para o Oscar, buscando indicações em várias categorias (filme estrangeiro, diretor, atriz e direção de arte). "Amélie" é o "A Vida É Bela" do ano. Mas vale lembrar que "Central do Brasil" venceu Benigni no Globo de Ouro em 1999, perdendo no Oscar -embora, desta vez, a vitória pareça mais difícil.

Organizado há quase 60 anos pela Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood, o Globo de Ouro terá a partir deste ano uma forte concorrência ao posto de termômetro do Oscar. O American Film Institute (AFI) criou uma premiação própria e saiu na frente, no último dia 5, com ganhadores que estarão no Globo de Ouro e no Oscar.
"O Senhor dos Anéis", vencedor do AFI, é o favorito ao Globo de Ouro, com forte oponência de "Uma Mente Brilhante".

Diferentemente do Oscar, o Globo de Ouro divide a premiação em duas categorias: dramas e musicais ou comédias.

Com cinco indicações, "Moulin Rouge" aponta como favorito, mas "Shrek" é uma das raras unanimidades e a hora das premiações parece ter chegado para Robert Altman, que corre por fora.

Lembrados nas duas categorias, Nicole Kidman e Billy Bob Thornton são os dois únicos intérpretes com dupla chance de premiação. Kidman deve sair celebrando. Thornton é duplamente "azarão".

Kidman ainda disputa o prêmio de atriz dramática com "Os Outros". Mas Sissy Spacek deve batê-la, com "In the Bedroom", repetindo o resultado do AFI.

O equilíbrio é maior na disputa entre atores. Em drama, só Kevin Spacey parece fora do páreo. Russell Crowe lidera as apostas, seguido de perto por Denzel Washington. A cerimônia será transmitida para o Brasil pelo canal pago Sony, a partir das 23h.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página