Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/07/2000 - 19h14

Altamiro Carrilho leva chorinho, MPB e Tchaikovsky a Campos do Jordão

Publicidade

Ricardo Migliorini/Divulgação
Altamiro Carrilho
da Folha Online
em Campos do Jordão

O Festival de Inverno de Campos do Jordão teve neste domingo a apresentação do músico Altamiro Carrilho, que tocou MPB, chorinho e músicas clássicas de Mozart ou Tchaikovsky com um "sotaque" brasileiro: acompanhadas de cavaquinho e pandeiro.

Carrilho encantou a platéia contando as histórias de cada música que ele interpretava. Em tom de brincadeira ele chamou de "Piu-Piu" um garotinho vestido com capa amarela, cantou "Parabéns para Você" para uma senhora que completou 80 anos neste domingo (16) e ainda disse que iria contratar o público para fazer coro em seus shows.

O músico, que atraiu mais de 600 pessoas à praça de Capivari, ponto de encontro dos turistas na cidade, levantou o público com as clássicas da MPB "Carinhoso", de Pixinguinha, "Trem das Onze", de Adoniram Barbosa, e "Atraente", de Chiquinha Gonzaga, e com os chorinhos "Tico-Tico no Fubá", de Zequinha de Abreu, e "Brasileirinho", de Waldir Azevedo .

Mas como o próprio Carrilho percebeu, algumas das músicas mais aplaudidas foram a "Pequena Serenata", de Mozart, e a Coletânea Russa. O motivo, segundo ele, é que "as músicas são interpretadas com sabor brasileiro". Todas foram apresentadas com a flauta de Carrilho e com o acompanhamento de violão, cavaquinho e pandeiro.

Ao fim do espetáculo, o músico pôs o público de pé em homenagem ao Brasil, tocando o Hino Nacional. As pessoas acompanharam e cantaram do começo ao fim.

Carrilho é especialista em unir o popular brasileiro com música clássica. Ele já interpretou 12 autores diferentes da música erudita e chegou a tocar sua flauta no Festival de Inverno com a Orquestra de Câmara de São Paulo.

O público aprovou a idéia. O economista Joacyr Baptista, por exemplo, saiu de Brasília pensando no tom clássico do festival, mas afirmou que teve uma agradável surpresa ao assistir o show gratuito da música brasileira. "Não esperava e gostei bastante."

Já Silvana Tahan, secretária executiva que saiu de Ribeirão Preto para Campos, afirma que escolheu este final de semana justamente por causa da apresentação de Carrilho e de Moraes Moreira, que aconteceu no sábado. "Ele (Carrilho) traz a cultura a quem não tem acesso", afirmou.

(Giovana Girardi)

Confira programação completa do festival

Clique aqui para ler mais de Inverno Online na Folha Online

Clique aqui para ler mais de Ilustrada na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página