Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/01/2002 - 22h46

O Rappa critica FHC, Serra e ministro da Justiça em show na Bahia

Publicidade

MARCELO BARTOLOMEI
enviado especial a Salvador

O Festival de Verão de Salvador se transformou em palco de protestos dos artistas que se apresentam no principal evento que antecede o Carnaval baiano. No segundo show da noite de hoje, o grupo O Rappa criticou o presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, o ministro da Saúde, José Serra, e o ministro da Justiça, Aloysio Nunes Ferreira.

Ontem, o Raimundos fechou a primeira noite do festival com uma crítica à Polícia Militar da Bahia, que fazia a segurança no local.

M.Bartolomei/Folha Imagem
O cantor Supla, que
também fez crítica a políticos
no seu show em Salvador
Antes de iniciar o show, Marcelo Falcão, o vocalista do Rappa, falou da importância das discussões no Fórum Social Mundial que acontece em Porto Alegre (RS) e criticou FHC. Na mensagem, o cantor disse que o presidente fez de tudo para lançar José Serra como candidato à sua sucessão, não se importando, segundo ele, com as consequências para o país.

O vocalista do Rappa criticou Serra ao se referir ao avanço da dengue no país. "Três Estados brasileiros estão com graves epidemias de dengue, entre eles o Rio e a Bahia", disse no palco.

Quanto à Justiça, ele comentou os índices de violência e disse que a criminalidade vai aumentar mais ainda enquanto o governo não tomar providências. "Nosso irmão Marcelo Yuka está numa cadeira de rodas por causa disso", afirmou.

O baterista Marcelo Yuka foi baleado no final do ano 2000 depois de reagir a um assalto no Rio de Janeiro. Ele ficou paraplégico por causa do incidente.

"A ética vai vencer um dia", disse, encerrando sua fala e iniciando o show do grupo.

Apesar de não ter sido nada previamente combinado, Salvador não é nem de longe território neutro para críticas ao governo tucano por ser reduto eleitoral do ex-senador Antônio Carlos Magalhães, que deixou o Senado no ano passado fazendo oposição a FHC.

Supla

Antes do Rappa soltar farpas contra o governo, o roqueiro Supla, que abriu a segunda noite de shows do Festival de Verão de Salvador, também deu seu recado. Ele, que apresentou o show "Charada Brasileiro" pela primeira vez na capital baiana, ofereceu uma música aos políticos corruptos do país.

Apoiado no sucesso do programa "Casa dos Artistas", do SBT, o cantor fez um show de pouco mais que uma hora para um público pequeno, já que se apresentou no início do festival.

Na mesma noite, ainda se apresentam no palco principal Skank, Asa de Águia, Maxi Priest e É o Tchan!.

Veja fotos do Festival de Verão

Leia mais:
  • Caetano canta com Djavan e Raimundos critica PM em Salvador

  • Festival faz 1.800 minutos de música com 60 atrações em Salvador

  • Shows do Festival de Verão de Salvador misturam todos os ritmos

  • Festival de verão na Bahia faz Mercado Mundo Mix com arte local


  • Veja o mapa do festival de Salvador
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página