Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/02/2002 - 10h42

Banda alemã Edguy resgata "heavy metal de raiz" em show em SP

Publicidade

ERICK BOCCIA
free-lance para a Folha Online

O que esperar de um show de uma banda de heavy metal melódico, que não figura no cast da MTV nem toca nas grandes rádios, em uma noite de quinta-feira, com ingressos custando entre R$ 60 e R$ 100 e, para piorar, com um jogo da seleção brasileira na TV? Quem pensou que a apresentação do Edguy, ontem à noite, no DirecTV Music Hall, seria um fracasso, se enganou. E muito. A banda levou à casa de espetáculos aproximadamente 2.000 pessoas, que cantaram em coro, durante uma hora e 30 minutos, junto dos alemães.

Os fãs que foram ao DirecTV Music Hall certamente não se arrependeram. O heavy melódico apresentado em São Paulo pelo Edguy honrou as veteranas bandas alemãs do estilo. Nomes como Halloween, Gamma Ray, Accept, Scorpions e Blind Guardian.

O quinteto mostrou um estilo próprio, mas com raízes no power metal e no hard rock. Destaque para o carisma e potência do vocalista, letristas, compositor e fundador do grupo, Tobias Sammet, e para os guitarristas Jens Ludwig e Dirk Sauer, que abusaram dos duetos. O show foi extraído de três álbuns: "Vain Glory Opera", de 1998, "Theater of Salvation", de 1999, e "Mandrake", lançado em setembro do último ano.

Na abertura do espetáculo, às 21h40, a banda apresentou a agitada "Fallen Angels", do "Mandrake". Depois seguiram a pesada Tears of a Mandrake, do mesmo álbum, e a bela balada "Land of the Miracle", do "Theather of Salvation". A essa altura, o público não parava de cantar. Outra música bastante ovacionada pela platéia foi "Vain Glory Opera", do disco homônimo.

Tanta atenção dos brasileiros chamou a atenção dos integrantes do Edguy, que se mostraram bastante impressionados com a reação do público. "Esta é a primeira vez que estamos aqui [no Brasil], mas estejam certos que não será a última. Voltaremos já no próximo ano", disse o vocalista Tobias Sammet aos fãs.

"Avantasia"

Apesar de tudo, o ponto alto da apresentação do Edguy foi a música "Avantasia", que não pertence à banda, mas sim a um projeto solo homônimo de Sammet. Trata-se de um disco conceitual, que conta uma história medieval e tem a participação de músicos consagrados do heavy metal, como Kai Hansen e Michael Kiske, a base do Halloween nos anos 80. A platéia, uníssona, foi à loucura.

Hoje, o Edguy se apresenta em Curitiba, no Paraná. No sábado, é a vez da cidade gaúcha de Caxias do Sul assistir os alemães, que fecham sua rápida turnê pelo Brasil no próximo dia 6, em Florianópolis, Santa Catarina.

Erick Boccia é jornalista e músico
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página