Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/02/2002 - 04h27

Rock, pop e música eletrônica "complementam" a folia em PE

Publicidade

DIEGO ASSIS
da Folha de S.Paulo

"Aqui no Carnaval do Recife o pessoal sai para a rua bem cedinho. Lá pelas 19h, quando já está todo mundo cansado, a gente começa o festival", conta, de fala mansa, Antonio Gutierrez, 41, produtor do Rec Beat, evento que começa amanhã na rua da Moeda, na capital pernambucana, e se estende até a próxima terça-feira.

Apesar do ritmo tranquilo da voz, Gutierrez é paulista e mudou para o Nordeste em 1989 como repórter correspondente de um grande jornal de São Paulo. Logo foi encontrando personagens antológicos da cena musical recifense, como Chico Science e Fred 04, do Mundo Livre S.A., e decidiu criar -inicialmente em Olinda- o festival de pop rock, que, no último ano, chegou a reunir em média 15 mil pessoas por dia.

"Nossa proposta nunca foi a de ser uma alternativa ao Carnaval, mas a de um complemento", destaca Gutierrez. "O elenco pode parecer um balaio de gato, mas é exatamente essa a cara da festa por aqui: a diversidade."

Além de figuras de destaque da cena pernambucana, como o cantor e percussionista Otto, a banda de hardcore Devotos (ex-Devotos do Ódio) e os "recém-consagrados" DJ Dolores e Cordel do Fogo Encantado, o Rec Beat deste ano terá também grupos de outros cantos do país, como Reggae B (comandado pelo baixista do Paralamas, Bi Ribeiro), Os Bluesman (projeto paralelo de Nazi, do Ira!) e o "sambado" Trio Mocotó.

A lista é extensa, com um total de 32 apresentações (oito por dia), além de -novidade- quatro desfiles de expoentes do "manguefashion", como Eduardo Ferreira e Beto Normal, que acontecerão em uma tenda de música eletrônica ao som de DJs paulistas e pernambucanos.

"Pensamos não só nos turistas, que querem conhecer um pouco da cultura local, mas também no povo daqui, que deseja ver o que está acontecendo no mundo lá fora", justifica Gutierrez.

Outros destaques da programação incluem as apresentações do Maracatu Piaba de Ouro (em homenagem aos 50 anos de carreira de Mestre Salustiano), da percussionista italiana Alessandra Beloni e da cantora Alpha Petulay, do Congo.



REC BEAT 2002
festival de pop, rock e música eletrônica
Onde: rua da Moeda, Recife Antigo, Recife, tel. 0/xx/81/3461-1094
Quando: de amanhã até terça, às 19h30
Quanto: entrada franca
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página