Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/02/2002 - 20h09

Hollywood espera impaciente as indicações para o Oscar

Publicidade

da France Presse, em Los Angeles (EUA)

Com os dedos cruzados, Hollywood espera para conhecer os nomes dos indicados à 74ª edição do Oscar, que serão anunciados na madrugada da próxima terça-feira, em cerimônia no teatro da Academia das Artes e Ciêcias Cinematográficas, em Beverly Hills.

O presidente da instituição, Frank Pierson, e a atriz Marcia Gay Harden, vencedora há um ano do Oscar de melhor atriz coadjuvante por sua atuação em "Pollock", serão os encarregados de anunciar a lista de candidatos.

Enquanto isso, a tensão cresce em Hollywood, à medida que se aproxima o evento, em um ano marcado pela falta de claros favoritos, uma vez que nem os críticos nem os inúmeros organizadores de prêmios conseguiram chegar a um acordo sobre a melhor produção do ano.

Entre os 248 longas-metragens elegíveis para a famosa estatueta dourada, apenas cinco aparecem como presenças quase certas na indicação de melhor filme.

"Uma Mente Brilhante", adaptação para as telas da biografia de John Forbes Nash Jr., esquizofrênico e gênio da matemática que conseguiu vencer a enfermidade e ganhar o prêmio Nobel de Economia, deve ter um lugar assegurado entre os finalistas, depois de receber, em janeiro passado, o Globo de Ouro de melhor filme.

Na mesma categoria, as apostas vão para a superprodução "O Senhor dos Anéis", primeira de uma série de três filmes baseados na trilogia fantástica escrita por J.R.R. Tolkien.

As outras três vagas serão disputadas pelo drama familiar "In The Bedroom", o suntuoso musical "Moulin Rouge - Amor em Vermelho", o filme de guerra "Black Hawk Down", a comédia britânica "Gosford Park", a romântica "Iris" e a trágica "Amnésia".

O ator australiano Russell Crowe e a veterana atriz Sissy Spacek, protagonistas, respectivamente, de "Uma Mente Brilhante" e "In The Bedroom", não devem faltar à lista de candidatos à estátua de melhor ator e atriz.

No entanto, o desenlace é extremadamente incerto para o resto dos candidatos, que poderá incluir o ator de origem peruana Benjamin Bratt, por sua interpretação do controvertido escritor porto-riquenho Miguel Piñero, Will Smith, que viveu a lenda do boxe Mohammad Ali, ou Sean Penn pelo papel de um padre deficiente mental em "I Am Sam".

Na categoria de melhor interpretação feminina, os ares sopram favoráveis para a australina Nicole Kidman, ganhadora de um Globo de Ouro por seu trabalho em "Moulin Rouge" e elogiada pelo público e pela crítica por seu papel no filme de terror "Os outros", do cineasta espanhol Alejandro Amenábar. A atriz afro-americana Halle Berry e a britânica Judi Dench também podem figurar entre as finalistas.

O original conto de ogros e princesas "Shrek" e o filme da Disney "Monstros S/A" são as indiscutíveis favoritos para o melhor filme de animação, embora ninguém chegue a um acordo sobre qual será o terceiro candidato desta nova categoria, premiada pela primeira vez neste ano.

Em relação aos filmes estrangeiros, o bósnio "Terra de Ninguém", o francês "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain" e o brasileiro "Abril Despedaçado" podem conseguir uma ambicionada indicação.

A 74ª edição do Oscar será realizada no próximo dia 24 de março, no Teatro Kodak de Hollywood, que, a partir deste ano, se converterá na sede permanente da cerimônia, marcando a volta do Oscar ao bairro que o viu nascer em 1929.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página