Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/07/2000 - 18h50

Festival de Inverno em Campos do Jordão requer pontualidade

Publicidade

GUILHERME CUCHIERATO
da Folha de S. Paulo

Assistir aos excelentes espetáculos de música erudita do 31º Festival de Inverno de Campos do Jordão pode se tornar um programa desagradável para quem adquiriu os ingressos com antecedência.

Isso pode acontecer porque os disputados ingressos com assento marcado no auditório Claudio Santoro, sede do festival e local onde acontecem as apresentações até 30 de julho, têm validade até dez minutos antes do início das apresentações. A partir de então, quem se atrasar pode facilmente encontrar outra pessoa em seu assento e não conseguir tirá-la dali.

E chegar atrasado ao auditório não é tarefa muito difícil nesta temporada de inverno, quando as ruas de Campos estão apinhadas de carros de turistas que partiram em busca do frio das montanhas e de música de qualidade.

O auditório está localizado a pouco mais de cinco quilômetros da Vila Abernéssia, o centro comercial da cidade, e para chegar a ele de carro é necessário pegar as agradáveis, porém estreitas, estradinhas cercadas de muito verde que lhe dão acesso.

No local, há estacionamento, mas as pessoas também costumam deixar seus carros nas imediações, ao longo dessas estradinhas bem pavimentadas, e seguir caminhando até o local do evento.

No fim-de-semana de abertura do festival, quando Campos do Jordão (175 km de SP) recebeu mais de 200 mil visitantes, não foram raros os casos em que pessoas atrasadas devido ao intenso trânsito da cidade se depararam com outra em seu assento.

Quando isso acontecia, surgiam reclamações, e nem sempre as soluções agradavam a todos. Segundo uma funcionária que recepcionava o público e controlava as entradas (que preferiu não se identificar), a situação desagradável acontecia porque quem possuía o ingresso não observava o aviso que desaconselhava o atraso e, desse modo, julgava ter acesso garantido. "Quem não tem ingresso com lugar marcado e espera até o momento da liberação das poltronas vagas passa a ter o direito de ocupar tal assento", disse.

Se fugir do trânsito jordanense não é fácil nesta época de frio, então o negócio é programar as atividades de lazer -dentre as quais a mais recomendável é inequivocamente o festival- com boa antecedência e aproveitar.

Novidades no festival

Nesta 31ª edição do Festival de Inverno, além das tradicionais apresentações de orquestras e solistas, a programação contempla também a ópera e a dança.

Na próxima quinta-feira, dia 20, deverão se apresentar a soprano Rosana Lamosa e o tenor Fernando Portari, duas das principais vozes nacionais, em cujos repertórios incluem-se oratórios, missas e cantatas. Ambos serão acompanhados pela Orquestra Petrobras Pró Música, regida pelo maestro Roberto Tibiriçá.

Outro espetáculo de ópera acontecerá no sábado, dia 22, com a apresentação da Orquestra de Coro do Teatro Argentino, grupo formado em 1938. A direção da orquestra é de Luis Clemente.

Finalmente, na última semana do festival, no dia 28, a Orquestra Sinfônica Paulista acompanhará Eliane Coelho, que já se apresentou com o tenor José Carreras e já foi regida por Zubin Mehta.

A dança terá seu grande momento no festival no próximo domingo, dia 23, quando a Companhia de Dança Cisne Negro fizer sua apresentação.

Atrações ao ar livre

Além dos espetáculos diários que acontecem no auditório, o Festival de Inverno também oferece apresentações ao ar livre na praça do Capivari, outro núcleo comercial e turístico da cidade, na Vila do Capivari.

Em todos os sábados e domingos do mês, a agenda de atrações reservou espetáculos que variam da Orquestra de Sopros Brasileira -que fez a pré-abertura do festival no dia 8- a shows de MPB.

Os espetáculos na praça não requerem, obviamente, ingressos e por isso costumam reunir muito mais público do que os do auditório, embora neste último local as apresentações das segundas e terças-feiras sejam gratuitas. Às quartas, quintas e aos domingos, os disputados ingressos custam R$ 5 e às sextas e sábados, R$ 10.

O jornalista Guilherme Cuchierato hospedou-se a convite do hotel Mont Blanc

Clique aqui para ler mais notícias de Inverno Online na Folha Online.

Leia mais notícias de Ilustrada na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página