Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/02/2002 - 11h52

Veja sites de artistas plásticos sobre a Semana de 22

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Algumas obras dos artistas plásticos mais expressivos do modernismo podem ser vistas no site do Museu de Arte Contemporânea da USP (www.mac.usp.br/projetos/percursos
/modernistas/index.html)
. Mas há alguns endereços específicos. O escultor Victor Brecheret tem site dedicado a ele em http://orbita.starmedia.com/brecheret.

Já Anita Malfatti, que teve seu quadro "O Homem Amarelo" homenageado por Mário de Andrade com um poema, é apontada como "caso especial" no livro "Pintura Brasileira do Século XX" (www.e4e.com.br/malfatti.html).

Di Cavalcanti (www.dicavalcanti.com.br) foi o ilustrador da Semana. Era um pintor de perfil social e militante. Comprometia-se com o retrato sociocultural do Brasil. Uma versão virtual da exposição "A invenção de um Brasil Modernista" está em www.mac.usp.br/exposicoes/00/dicavalcanti.

Tarsila do Amaral (www.uol.com.br/bienal/24bienal/edu/tarsiladoamaral.htm) tem sua obra dissecada na aula de arte desse site da 24ª Bienal Internacional de São Paulo.

É dela a pintura "Antropofagia", de 1928, que daria origem a um novo movimento dentro do modernismo, transformado em palavras no "Manifesto Antropófago" de Oswald de Andrade. Tarsila ilustrou também o "Manifesto Pau-Brasil", do mesmo autor.

Em tempo: o site da Pinacoteca do Estado (http://www.uol.com.br/pinasp) também tem uma exposição on-line permanente de seu acervo, em parte dedicado aos modernistas.

Saiba tudo sobre a Semana de Arte Moderna

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página