Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/07/2000 - 18h52

Campos oferece programas para agradar aos românticos, aventureiros e internautas

Publicidade

GUILHERME CUCHIERATO
da Folha de S. Paulo

A temporada invernal de Campos do Jordão oferece atrações para todo tipo de público que parte em busca de montanhas e frio. De bucólicos e românticos passeios de bondinhos a radicais esportes de aventura, a Suíça Brasileira reúne atividades que agradam a todos, dos 8 aos 80.

Para os que preferem contato mais próximo com a natureza e, de preferência, algum grau de adrenalina à flor da pele, há os picos Agudo e do Itapeva -nas cidades vizinhas de Santo Antônio do Pinhal e Pindamonhangaba, respectivamente, mas muito buscados por turistas de Campos-, de onde corajosos esportistas podem se lançar em vôos panorâmicos em asas-deltas.

Ainda na linha radical, mas em terra firme (ou quase), há as escaladas em rochas, rapel e mountain bike, esportes praticados em meio à exuberante natureza da região, sempre com o acompanhamento próximo de agências de ecoturismo e de esportes de aventura, que oferecem cursos dessas empreitadas para o destemido turista.

Outro passeio bastante conhecido é a visita à pedra do Baú, a 1.950 metros do nível do mar.

Embora pertença a outro município vizinho, São Bento do Sapucaí, a pedra do Baú é parte do roteiro turístico de Campos do Jordão e pode ser vista de quase todo ponto da cidade. Trata-se de um imponente bloco de granito com cerca de 540 metros de comprimento por 40 metros de largura e 340 metros de altura. Muitos são os turistas que rumam à pedra caminhando ou fazendo trekking.

Os cavalos também são atrações na Suíça Brasileira. Há várias empresas que alugam esses animais para cavalgadas por trilhas hípicas e que organizam passeios a riachos e cachoeiras.

Sossego e compras

Se o turista que for a Campos não quiser se arriscar em atividades esportivas e preferir se entregar aos prazeres do descanso regado a bebidas quentes ou a passeios mais tranquilos, tudo bem.

Na cidade, é possível escolher entre um tour com um trenzinho ou com um bondinho e, desse modo, passar pelos principais atrativos da cidade. Esse passeio será ainda mais tranquilo se o veículo escolhido for uma charrete.

As compras também exigem atenção especial por parte dos turistas de Campos. A cidade é sede de uma feira de malhas e jaquetas de couro a bons preços, bastante inferiores aos praticados pelas lojas de grife do centro sofisticado de Capivari. Para fazer bons negócios, basta resistir à tentação de pagar caro por etiquetas famosas e peregrinar um pouco pelas ruas de Abernéssia.

Cybercafés

Os cybercafés são outras das atrações mais procuradas. Esses ambientes, montados por empresas que instalaram computadores para navegação pela Internet, têm atraído muitos visitantes.

No cybercafé da Telefônica, que oferece aos usuários serviços de acesso à rede em alta velocidade por meio da banda larga -que torna "downloads" de games e chats muito mais rápidos-, mais de 1.500 visitantes diários se servem de chocolate quente e café.

Para atender tanta gente, as promotoras do cybercafé solicitam aos usuários que não demorem muito para desocupar os terminais. "Quando há muita gente esperando, as pessoas ficam no máximo uns dez minutos", diz Luana Lima, uma das promotoras que recepcionam o público.

Clique aqui para ler mais notícias de Inverno Online na Folha Online.

Leia mais notícias de Ilustrada na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página