Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/02/2002 - 10h14

Mostras programam filmes com visões distintas do Carnaval

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Nem tudo se acabou na quarta-feira. A folia carnavalesca prossegue até domingo, como tema de mostras cinematográficas no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) e na Sala Cinemateca.

"Aviso aos Navegantes" (1950), de Watson Macedo, e "Orfeu Negro" (1959), de Marcel Camus, são os títulos que o CCBB exibe, em cópias DVD, com sessões diárias e gratuitas. A idéia é reunir uma visão estrangeira e uma autóctone do Carnaval brasileiro.

Vencedor da Palma de Ouro em Cannes e do Oscar de melhor filme estrangeiro, "Orfeu Negro", por vezes "Orfeu do Carnaval", é uma adaptação do cineasta francês Marcel Camus (irmão do escritor Albert, de "A Peste") da releitura do mito de Orfeu segundo o poeta Vinicius de Moraes.

Nessa versão, Orfeu é um condutor de bondes no Rio, e Eurídice, uma cabrocha do morro. A intenção de Camus era mostrar o Carnaval -para além de sua imagem mais típica de festa licenciosa- como uma representação da "espontaneidade" do negro brasileiro. Tom Jobim e Luís Bonfá comandam a trilha.

"Orfeu Negro" transformou-se no maior sucesso da carreira de Camus, que dedicou dois outros filmes ao Brasil, "Os Bandeirantes" e "Os Pastores da Noite". No lançamento deste último, baseado em texto de seu amigo Jorge Amado, foi criticado por divulgar uma imagem demasiadamente folclorizada da Bahia.

"Aviso aos Navegantes" é expressão da obra de Watson Macedo, espécie de símbolo das chanchadas brasileiras e da "era Atlântida" da produção nacional. No elenco estão alguns dos atores frequentes em outros trabalhos seus, como Anselmo Duarte, Oscarito, Eliana e Grande Otelo.

Macedo (1918-1981) realizou 34 filmes e afastou-se do cinema nos últimos 15 anos de sua vida. É dele também "Samba em Brasília" (1960) atração de hoje, às 18h, na Sala Cinemateca, ao lado de "Amor, Carnaval e Sonhos", de Paulo César Saraceni, às 20h.

A Cinemateca Brasileira relaciona outras oito obras nacionais sobre o Carnaval no programa da mostra "Amor, Carnaval e Sonhos: Cinema e Folia". Até domingo poderão ser vistos "Quem Roubou meu Samba?" e "Carnaval Atlântida", de José Carlos Burle; "É Fogo na Roupa" e "Rio Fantasia", de Watson Macedo; "Matar ou Correr" e "Nem Sansão Nem Dalila", de Carlos Manga; "Rio, Zona Norte", de Nelson Pereira dos Santos, e "A Lira do Delírio", de Walter Lima Júnior.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página