Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/02/2002 - 05h07

Estréia de "Casa 2" assombra "Big Brother"

Publicidade

LAURA MATTOS
da Folha de S.Paulo

Tiazinha morando com Feiticeira, Ellen Rocche e o ator global André Gonçalves, aquele que teve ataque dentro de um avião. Esses e outros "residenciáveis" de "Casa dos Artistas 2", que estréia amanhã no SBT, têm preocupado muito a direção de "Big Brother Brasil" e a cúpula da Globo.

O primeiro sintoma é a reformulação do "Fantástico", que colecionou derrotas históricas no Ibope quando concorreu com "Casa 1". A Globo promete para amanhã apresentar um programa com novos quadros, mas o grande reforço mesmo foi dado na busca por pautas mais fortes.

A emissora também pode mudar definitivamente o horário de "Big Brother" aos domingos, exibindo-o antes do "Fantástico". Assim evitaria confronto direto com "Casa" no principal dia da atração, quando um candidato é eliminado e a atração é comandada ao vivo por Silvio Santos.

Na primeira semana, o "reality show" foi ao ar após o "Fantástico", às 22h44. No segundo domingo, de Carnaval, começou antes do programa, às 19h24, em razão das transmissões dos desfiles. Foi quando sofreu sua primeira derrota no Ibope, de 18 a 17.

O medo do domingo, dia mais importante na guerra da audiência, ficou claro na própria distribuição de "BBB" na programação da Globo. Prevendo dificuldades em enfrentar "Casa" com apresentação de Silvio Santos, a emissora definiu a terça-feira como o "dia-chave" da gincana, quando um dos candidatos é eliminado. Depois, vem o domingo, dia em que os participantes escolhem quem poderá sair do programa.

Quando as primeiras listas de "residenciáveis" de "Casa 2" começaram a ser publicadas na imprensa, a direção de "BBB" cogitou formular um plano de reação para o caso de a audiência do programa cair com o início da atração do SBT. Acabou desistindo, avaliando que seria mais prudente decidir como agir quando e se começarem os problemas.

"Residenciáveis"
"Casa dos Artistas 2", como vem sendo anunciado no SBT, estréia amanhã, por volta das 21h. Como ocorreu na primeira versão do "reality show", os concorrentes deverão ser apresentados por Silvio Santos no palco, mostrando o que levam dentro de suas malas.

Da primeira vez, a própria criação do programa e a sua estréia aconteceram sem nenhum aviso prévio. O objetivo era evitar que a Globo impedisse na Justiça que o programa entrasse no ar, alegando plágio de "Big Brother".

A surpresa também foi uma bela jogada de marketing, já que gerou muita repercussão. Agora, a tática do SBT foi manter o clima de mistério em torno do nome dos concorrentes.

Nos bastidores, a própria emissora alimentava especulações. Assessores de imprensa de celebridades "trash" ligavam para jornalistas, "informando" que o artista tal havia sido convidado para participar do programa. Falou-se em valores e até em termos de contrato. O SBT nada confirmava. Mas, claro, também não desmentia.

Com edições diárias, às 21h, o programa terá 12 concorrentes, como na primeira versão. Os "residenciáveis", no entanto, ultrapassam esse número. Só para citar os mais "cotados": as modelos Tiazinha, Feiticeira e Ellen Rocche, as socialites Mariana Kupfer e Narcisa Tamborindeguy, a cantora Syang, a atriz Betty Faria, o ator André Gonçalves, o modelo Gustavo (dos gêmeos do "Superpositivo", da Band), o modelo e ator Ricardo Macchi (o cigano Igor, de "Explode Coração"), o lutador de vale-tudo Vítor Belfort, o rapper Xis e os desconhecidos cantores Mario Velloso e Lulo.

Até ontem, a emissora não havia definido de que modo eles deixariam o palco e iriam para a casa, construída no Complexo Anhanguera, onde ficam os estúdios do SBT. É certo que seria algo na linha da constrangedora carreata que levou os "Big Brothers" de um hotel até a Globo, no Rio. Com a diferença de que quase nada fica constrangedor no "padrão Silvio Santos de qualidade".
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página