Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/02/2002 - 03h35

Estudo faz mapa da concentração de TVs

Publicidade

DANIEL CASTRO
colunista da Folha

Fica pronto até o final deste mês aquele que promete ser o mais completo relatório sobre a concentração de empresas de comunicação no país. Enfocando aspectos econômicos e políticos, "Os Donos da Mídia" traz um mapa das relações das redes de televisão com suas afiliadas e mostra como grupos regionais se fortaleceram, a partir da posse de concessões de TV, controlando outros veículos (rádios e jornais).

O material está sendo redigido por Daniel Herz (autor do livro "A História Secreta da Rede Globo"). Será publicado pelo Epcom, instituto baseado em Porto Alegre, especializado em pesquisas de comunicação. Deverá ser vendido pela internet (informações: info@acessocom.com.br).

O estudo mostra que seis cabeças-de-rede (Globo, SBT, Record, Band, Rede TV! e CNT) dominam um mercado de US$ 3 bilhões e geram a programação de 296 emissoras, por meio de 138 grupos afiliados, que controlam 668 veículos (TVs, jornais e rádios). As cabeças-de-rede concentram 78% das verbas publicitárias.

Segundo o relatório, a Globo continua "imbatível" por ter uma rede de afiliadas controlada por 30 grupos, muitos deles de políticos, líderes em faturamento em suas regiões. Afirma que a Record cresceu porque se inspirou na Globo, com vínculos religiosos e políticos. O SBT tem a rede mais pulverizada (47 grupos de interesse basicamente comercial).
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página