Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/02/2002 - 03h42

Em "Casa dos Artistas", Xis recebe críticas de rappers

Publicidade

LAURA MATTOS
RODRIGO DIONISIO

da Folha de S.Paulo

Em seu primeiro CD solo, lançado em 2000, o rapper Xis, um dos 12 integrantes de "Casa dos Artistas 2", faz críticas a Silvio Santos.

Na faixa "Bem Pior", que conta a história de um menino de rua, Xis faz uma espécie de julgamento de personalidades, que seriam responsáveis pelo problema social retratado na letra. Um coro de crianças dá o "veredicto" a nomes como Fernando Henrique, Antonio Carlos Magalhães, Paulo Maluf, Roberto Marinho e o do dono do SBT. Todos são considerados "culpados" pelo júri infantil.

No mesmo CD, há uma vinheta chamada "TV É uma M...". Essas duas músicas reforçam os argumentos de rappers e fãs que têm criticado Xis por ter aceito o convite do SBT. Na segunda, um dia após a estréia de "Casa", frequentadores das Grandes Galerias (centro de São Paulo) estiveram na loja do selo de rap 4P, que pertence a Xis e KLJay (do Racionais), questionando a participação do cantor no "reality show".

Carlos Alberto, empresário de Xis, afirma que o rapper está enfrentando muitas críticas no meio hip hop. "O preconceito é inevitável. Mas muitos dos que estão falando mal gostariam de estar lá."

Segundo ele, Xis acredita que seja importante participar de programas com muita audiência para difundir o hip hop em lugares "onde a MTV não chega".

"O Xis sempre é criticado por participar de programas de TV, como o do Gugu", diz.

A participação do rapper no "Domingo Legal" (SBT) rendeu a ele críticas. Depois que esteve na atração com Maurício Manieri, foi hostilizado em shows com outros rappers, com coros como: "Volta pro Gugu!".

Para Thaíde, parceiro de DJ Hum na pioneira dupla do hip hop nacional, a presença de Xis em "Casa" ou outro programa não é problema. "É diferente ir ao Gugu cantar, mostrar sua mensagem, e ir participar da banheira."

O rapper diz que, enquanto os integrantes do hip hop se recusarem a aparecer na mídia, o movimento "não vai deixar de ser pequeno, medíocre e hipócrita".

"Quem lança um disco faz isso para vender. Se aparecer de uma maneira séria e segurar a onda, não tem problema nenhum."

Quanto à crítica feita por Xis a Silvio Santos, afirma: "Ele disse isso e está dito. Posso criticar o Roberto Marinho e nem por isso vou recusar um convite da Globo. Falo mal de você, e você é obrigado a divulgar o meu trabalho pois eu sou um artista vendável e que dá ibope. Assim que funciona".

Lobão, conhecido por traçar sua carreira evitando a exposição na mídia, diz que também sofreu preconceito quando foi ao programa do Faustão. "Essa aparente contradição na atitude de Xis é muito interessante. Se ele conduzir sua participação na "Casa" de uma maneira "xis", será ótimo."

Leia mais notícias sobre "Casa dos Artistas"
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página