Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/02/2002 - 11h27

Alicia Keys e trilha de "E Aí, Meu Irmão" brilham no Grammy

Publicidade

da France Presse, em Los Angeles

A jovem cantora de rhythm and blues Alicia Keys e os intérpretes de gospel, blues e country que trabalharam na trilha sonora do filme dos irmãos Coen, "E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?", foram, com cinco prêmios cada um, os grandes vencedores da 44ª edição dos Grammy, cuja entrega aconteceu na noite de quarta-feira.

O grupo de rock irlandês U2, candidato em oito categorias, acabou levando quatro gramofones dourados, entre eles o prêmio de Gravação do Ano por seu CD "Walk On".

A banda liderada pelo popular Bono também ganhou o prêmio de melhor álbum de rock com "All That You Can't Leave Behind" e os prêmios de melhor interpretação de pop e rock por "Stuck In A Moment You Can't Get Out Of" e "Elevation", respectivamente.

"Sendo irlandeses, se você tem oito indicações e volta sem nenhum prêmio, não te deixam entrar no país, daí que isso é uma questão de segurança pública", brincou Bono, ao receber um de seus prêmios.

No entanto, a maior premiação da noite, o Grammy de Álbum do Ano foi para as mãos dos artistas e productores de "E aí, meu irmão, cadê você?", causando a surpresa do público e dos próprios ganhadores.

"Não nos sentimos revolucionários, cada um de nós fez o que fazemso durante anos e anos", afirmaram os autores desta recopilação de canções tradicionais americanas, que mistra o blue grass com o country, o gospel e a música religiosa.

"Foi uma doce derrota", reconheceram os roqueiros do U2, declarando-se admiradores da trilha vencedora.

Como o que aconteceu com "Buena Vista Social Club" e os velhos músicos cubanos tirados do esquecimento, o filme dos irmãos Coen, que experimentou um enorme êxito comercial, tornou populares estes artistas de música tradicional americano, dos quais ninguém se lembrava.

O disco também foi premiado nas categorias de melhor recopilação como trilha sonora de cinema e televisão, colaboração vocal country pelo tema "I Am A Man Of Constant Sorrow", melhor interpretação country masculina por "O Death" e melhor produtor para T Bone Burnett.

A outra grande protagonista da noite foi a jovem cantora de Rythm and Blues e "neo-soul" Alicia Keys, coroada com cinco prêmios dos seis para os quais foi indicada, incluindo Artista Revelação e canção do ano pelo tema "Fallin'", dois dos principais prêmios da Academia de Artes e Ciências Fonográficas.

"Este ano foi incrível", afirmou a cantora de 21 anos. "Isto me faz pensar que é preciso ser fiel aos sonhos, que é preciso acreditar em simesmo, aconteça o que acontecer", declarou, emocionada.

Keys também levou o Grammy de melhor canção de R&B por "Fallin'", melhor interpretação feminina de R&B e melhor álbum de R&B por "Songs In A Minor", sua estréia fonográfica.

"Sinto-em muito honrada, porque me custou muitas batalhas produzir este álbum", afirmou a jovem, que compôs e produziu as canções de seu primeiro disco.

A grande perdedora deste Grammy foi a outra promessa americana do R&B, a cantora afro-americana de 26 anos India.Arie, que, apesar de estar indicada para sete categorias, teve de voltar para casa com as mãos vazias.

A noite terminou com os prêmios muito divididos e o veterano cantor Bob Dylan ganhou apenas em uma das três categorias nas quais estava indicado, o gramofone dourado de melhor álbum de folk contemporâneo por seu disco "Love And Theft".

A cantora americana de origem equatoriana, Christina Aguilera, foi a única representante latina a conquistar o prêmio em uma categoria em inglês, o de melhor colaboração Vocal Pop pelo tema "Lady Marmalade", da trilha sonora do filme "Moulin Rouge-Amor em vermelho", interpretado junto a Lil' Kim, Mya e Pink.

O ídolo latino Ricky Martin e a cantora americana-cubana Gloria Estefan não obtiveram este ano o êxito alcançado nas edições passadas.

Nas categorias dedicadas exclusivamente aos latinos, o veternao cantor americano Freddy Fender e a eclética banda de rock angelina Ozomatli foram os grande vencedores da noite, que também coroou o colobmiano Carlos Vives.

Os brasileiros Milton Nascimento e Gilberto Gil acabaram perdendo o Grammy de World Music para Ravo Shankar, com seu "Full Circle".

Leia mais:

  •  Gil e Milton perdem Grammy

  •  Confira todos os ganhadores dos Grammy


  •   Veja galeria de fotos
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página