Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/03/2002 - 04h31

"Reality shows" atraem mais a classe média

Publicidade

DANIEL CASTRO
colunista da Folha

Considerados o supra-sumo atual do baixo nível da televisão brasileira, os "reality shows" são programas que atraem mais a classe média do que as menos favorecidas (classes D e E), tidas como as vilãs da "baixaria na TV".

Dados do Ibope mostram que 38,7% dos telespectadores de "Big Brother Brasil", da TV Globo são das classes A e B e outros 39,2%, da C. Apenas 22,1% do público da atração é das classes D e E. A classe C também predomina entre os telespectadores de "Casa dos Artistas 2", do SBT, com 37,9%, seguida pelas D e E (32%) e pelas A e B (30,1%).

O comparativo entre os dois "reality shows" mostra que o público do programa da Globo é "mais elitista" e mais adulto e que o da atração do SBT, "mais popular" e mais jovem -mas mesmo assim com uma alta incidência de classe média. Os dados são de 25 de fevereiro a 1º de março.

Segundo o levantamento, 29,2% dos telespectadores de "Casa 2" têm entre 4 e 17 anos, contra 24,8% de "BBB" na mesma faixa etária. Os dois programas tem quase o mesmo percentual nas faixas de 25 a 49 anos (42,9% em "BBB" e 42,4% em "Casa 2". Em "BBB", 18,7% dos telespectadores têm mais de 50 anos, contra 16,3% em "Casa 2".

Na estratificação por sexo, os dois programas têm públicos semelhantes aos das telenovelas da Globo. Em "BBB", 60,2% do público é femenino; em "Casa", 58%.


Leia mais notícias sobre "Casa dos Artistas"



Leia mais notícias sobre o "Big Brother"
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página