Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/03/2002 - 15h40

Festival de Documentários divulga lista de filmes para a 7ª edição

Publicidade

da Folha Online

A organização do "É Tudo Verdade - Festival internacional de Documentários - anunciou hoje os títulos brasileiros selecionados para a 7ª edição, que acontece entre os dias 11 e 21 de abril, no Rio de Janeiro, e de 15 a 21 de abril, em São Paulo. São 32 documentários nacionais, representando sete Estados: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

Para integrar a Competição Internacional foram escolhidas três produções nacionais: o longa-metragem "Viva São João!", dirigido por Andrucha Waddington e conduzido por Gilberto Gil; o média-metragem "Oscar Niemeyer - O Filho das Estrelas", produção da Videofilmes dirigida por Henri Raillard; e o curta "Ota Benga - Um Pigmeu na América", filmado nos Estados Unidos por Alfeu Franca.

Seis filmes compõem a Competição Brasileira de Longas e Médias-Metragens, todas inéditas e assinadas por diretores estreantes no formato: "À Margem da Imagem", de Evaldo Mocarzel, "A Cobra Fumou", de Vinícius Reis, "Cientistas Brasileiros: César Lattes e José Leite Lopes", de José Mariani, "Língua - Vidas em Português", de Victor Lopes, "Nasceu o Bebê Diabo em São Paulo", de Renata Druck, e "Rocha Que Voa", de Eryk Rocha.

A Competição Brasileira de Curtas-Metragens exibe 14 documentários, incluindo inéditos e já premiados como "Afinação da Interioridade", de Roberto Berliner, "Artesãos da Morte", de Miriam Chnaiderman, "Casa de Cachorro", de Thiago Villas Boas, e "Clandestinos", de Patrícia Moran, entre outros.

Uma sessão especial exibe e discute "Marighella, Retrato Falado", uma biografia de Carlos Marighella, um dos líderes da luta armada contra a ditadura militar no Brasil. A projeção do documentário será seguida por um debate que contará com a presença de seu realizador Sílvio Tendler e do cineasta Toni Venturi, entre outros.

Outros oito títulos brasileiros participam, ao lado de produções internacionais a serem anunciadas, da seção não-competitiva "O Estado das Coisas", que aponta tendências do gênero no Brasil e no mundo.

O É Tudo Verdade - 7º Festival Internacional de Documentários, dirigido por Amir Labaki, é duma realização da Associação Cultural Kinoforum, do Centro Cultural Banco do Brasil, do Sesc-São Paulo, do Itaú Cultural, da Secretaria do Audiovisual/Ministério da Cultura e da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Mais informações pelo tel. 0/xx/11/3034-5538 ou pelo site http://www.etudoverdade.com.br
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página