Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/03/2002 - 20h33

Dudley Moore era pianista, compositor e comediante

Publicidade

da France Presse, em Nova York

O ator britânico Dudley Moore, que morreu em sua casa de Nova Jersey (EUA) nesta quarta-feira aos 66 anos de idade, conheceu a glória em Hollywood há 20 anos, mas uma doença neurológica o obrigou a abandonar os estúdios de cinema.

Reuters
O ator Dudley Moore
Moore foi vítima de uma pneumonia, em decorrência de uma doença incomum que ataca as células cerebrais conhecida como paralisia supranuclear progressiva.

Era um pianista de jazz e ator lembrado na Grã-Bretanha especialmente por sua legendária dupla com Peter Cook em um inspirado seriado para a TV chamado "Not Only... But Also" (1964).

Nos Estados Unidos e internacionalmente tornou-se mais conhecido por seus papéis nos filmes "Mulher Nota Dez" (l979) e "Arthur, o Milionário Sedutor" (l981), no qual contracenou com Liza Minelli.

Em "Mulher Nota Dez", uma comédia que retrata a característica crise da meia idade, trabalhou junto com Bo Dereck. Seu papel do entediado milionário Arthur lhe valeu uma indicação para o Oscar.

Nascido em 1935 em Dagenham, sul da Inglaterra, Moore era um pianista e celebrado comediante, especialmente recordado na Grã-Bretanha pelo legendário dueto com Peter Cook no inspirado número "Dud and Pete".

Bo Derek lamentou a morte do companheiro de filmagem: "Era tão valente, tão querido, tão agradecido com a atenção de seus amigos", disse ela a uma emissora de televisão. Dudley era brilhante músico e compositor."

Durante uma entrevista à TV britânica, em dezembro de 2000, Moore disse à BBC que estava sofrendo de uma desordem cerebral desde 1999, admitindo que estava morrendo, ao descrever seu futuro como "breve e incerto".

"É totalmente misteriosa a forma com a qual esta enfermidade te ataca, te come e logo te cospe", disse. "Mas não vale a pena sentir-se incomodado. Sempre existe a sensação de por que escolheu a mim."

Diplomado na Universidade de Oxford, casado quatro vezes -sempre com lindas mulheres mais altas do que ele- Moore deixa uma irmã (Barbara Stevens) e dois filhos, Patrick e Nicholas.

Leia mais:

  • Dudley Moore se sentia rejeitado pela mãe por causa de pé torto

  • Dudley Moore era portador de doença degenerativa rara

  • Dudley Moore, de "Arthur, o Milionário Sedutor", morre aos 66 anos

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página