Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/04/2002 - 18h41

Seminário discute imagens de conflitos em documentários

Publicidade

da Folha Online

A representação de conflitos contemporâneos nos documentários é o tema da 2ª Conferência Internacional do Documentário "Imagens de Conflito", que acontece nos dias 19 e 20 de abril, em São Paulo. Promovida pelo É Tudo Verdade - 7º Festival Internacional de Documentários e pelo Cinusp "Paulo Emílio", da USP, a conferência tem coordenação dos professores Maria Dora Genis Mourão e Ismail Xavier.

A conferência se desenvolve em torno do uso e das manipulações discursivas da imagem, de como os distintos meios de comunicação se apropriam e veiculam as imagens documentais, de como o receptor interage com essas imagens e, finalmente, do uso estratégico das imagens de conflito pelas instituições em geral.

O seminário será composto por quatro mesas-redondas: "Imagens de Conflito e Suas Representações", "Os Modos de Representação nas Diferentes Mídias", "A Constituição do Consenso e a Opinião Pública" e "Conflitos Globais, Culturas Híbridas e Imagens Particulares".

Bill Nichols, professor de cinema da Rochester University (EUA), João Moreira Salles, documentarista e co-diretor de "Notícias de Uma Guerra Particular", Rodolfo Hermida, realizador e atual diretor de fomento do Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales de Argentina e Michael Renov, professor da University of Southern California (EUA) são alguns dos participantes do evento.

A 2ª Conferência Internacional do Documentário "Imagens de Conflito" conta com apoio da Escola de Comunicações e Artes da USP, do Programa de Pós-Graduação em Multimeios do Instituto de Artes (Unicamp), do Itaú Cultural, CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e do Ministério da Cultura.

Complementares

Organizado por Rodolfo Hermida, o programa "Documentário Popular Argentino" acontecerá paralelamente à conferência. O programa reúne trabalhos realizados por integrantes do movimento popular de vídeo na Argentina hoje. Serão exibidos os filmes "El Rostro de la Dignidad", "Por Um Nuevo Cine, Em Um Nuevo Pais" e "El Argentinazo - Começa a Revolução".

Outra projeção complementar da conferência é "Une République Devenue Folle", filme de 1996, dirigido por Luc de Heusch, que narra uma história crítica de Ruanda desde a colonização alemã, passando pela tutela belga, até o genocídio de 1994.

O É Tudo Verdade acontece entre os dias 11 e 21 de abril, no Rio de Janeiro, e de 15 a 21 de abril, em São Paulo.

2ª Conferência Internacional do Documentário "Imagens de Conflito"
Promoção: É Tudo Verdade 7º Festival Internacional de Documentários e Cinusp 'Paulo Emílio'
Coordenação: Maria Dora Genis Mourão e Ismail Xavier.
Onde: Cineclube DirecTV (rua Augusta 2530, Cerqueira Cesar, São Paulo)
Quando: dias 19 e 20 de abril de 2002
Informações: 0/xx/11/3091-3540
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página