Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/04/2002 - 04h41

TV Globo muda a cúpula do jornalismo

Publicidade

DANIEL CASTRO
colunista da Folha

Diretor de jornalismo da Globo em São Paulo, Amaury Soares deixa o cargo na próxima sexta, a pedido de Marluce Dias da Silva, diretora-geral da emissora. Soares irá para Nova York, onde ocupará um cargo equivalente ao de um "embaixador da Globo".

O jornalista, que desde meados do ano passado era o segundo homem da Central Globo de Jorna­ lismo (o primeiro é Carlos Schöreder), será diretor da Globo Internacional. Além de coordenar a rede internacional de correspondentes da emissora, terá influência sobre o canal internacional da Globo e sobre a divisão de vendas e será uma ponte entre os interesses de emissoras estrangeiras com a rede da família Marinho. Isso inclui novos negócios, desde parcerias até a compra de novos formatos de programas e a perspectiva de abertura da mídia brasileira ao capital externo.

A mulher de Soares, a apresentadora Patrícia Poeta, também irá para Nova York. Prestigiado pela cúpula da emissora, Soares era criticado por seus subordinados, entre outros fatores por ter patrocinado a ascensão profissional da mulher, ex-"moça do tempo".

No ano passado, com a morte de Evandro Carlos de Andrade (diretor da Central Globo de Jornalismo), Soares deixou de ser um diretor regional e passou a ter, no papel, o comando do "Fantástico", mas que nunca foi exercido na prática. O substituto de Soares será Luiz Cláudio Latgé (diretor de jornalismo da Globo em Brasília). Em Brasília, assume o comentarista político Franklin Martins. deveria ser anunciado oficialmente até o final da tarde de ontem.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página