Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/04/2002 - 09h47

Arte construtiva de é exibida no Fontana no CCBB-SP

Publicidade

ALVARO MACHADO
do Guia da Folha

O CCBB abre uma das grandes exposições do ano, para ser invejada pelos maiores museus. A arte do argentino de vida italiana Lucio Fontana (1899-1968), que assina clímax da grande tradição latino-americana de arte construtiva, comparece em 66 obras, realizadas entre 31 e 67.

Portanto uma retrospectiva, com obras de seguros milionários, vindas da Fundação Lucio Fontana de Milão.

Estão aqui dezenas de seus "conceitos espaciais", nas quais fura e corta sistematicamente a superfície (tela, metal, madeira etc.), criação revolucionária gerada em sua convivência com o grupo Madí de Buenos Aires, onde esteve de 40 a 47, e que influenciou toda a arte européia a partir do pós-guerra.

Sua problematização do espaço também seria aprofundada em nosso neoconcretismo. Assim, acompanham a mostra obras de 21 brasileiros, de Willys de Castro a Paulo Monteiro.

"Conceito Espacial" também é título para grandes esferas de bronze no átrio do CCBB, que abriga, ainda, recriação do labirinto branco do artista na mostra Documenta, de Kassel, de 68.

LUCIO FONTANA - Centro Cultural Banco do Brasil (r. Álvares Penteado, 112, região central, tel. 3113-3651). Ter. a dom.: 12h às 18h30. Abertura 20/4. Até 16/6. Estac. (R$ 7 p/ 3h e R$ 1 p/h adicional na r. da Consolação, 228, c/ serviço de van grátis até o CCBB). Acesso a deficientes Ar-Condicionado Tem local para comer Faz visita monitorada
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página