Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/04/2002 - 03h45

Feira em SP lança Valle-Inclán

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Uma das principais obras dramáticas modernas da língua espanhola está ganhando sua primeira edição no Brasil.

"Luces de Bohemia", do espanhol Ramón del Valle-Inclán (1866-1936), vira "Luzes da Boêmia" em edição bilíngue que será lançada hoje durante a 19ª edição da Feria del Libro do colégio Miguel de Cervantes, em São Paulo.

A publicação, a cargo da Embaixada da Espanha no Brasil (tel. 0/ xx/61/244-9365), é o ponto alto dessa mini-Bienal do Livro.

Este ano, o evento reúne estandes de 40 editoras, vendendo livros com desconto de 10% e 20%, e uma programação movimentada de palestras, que inclui os romancistas Milton Hatoum e José Roberto Torero e o antropólogo Reginaldo Prandi, entre outros (a programação pode ser consultada no site www.cmc.com.br).

"Luzes de Boêmia" também será lançado com uma conferência, às 15h, que será dada por Leda Schiavo, professora da Faculdade de Filosofia e Letras de Buenos Aires, e por Antonio Esteves, professor da Unesp. Lançada inicialmente em 1920, a peça de Valle-Inclán (um dos expoentes da "Geração de 98", grupo de literatos como Miguel de Unamuno e Pio Baroja), que descreve uma noite do poeta pobre e cego Max Estrella, é a primeira na qual o autor usa o termo "esperpento".

Esse "gênero" consiste em buscar, por meio de uma descrição deformada da sociedade (como se refletida por um espelho côncavo), uma visão crítica do mundo moderno, como explica na introdução a professora Joyce Rodrigues Ferraz, tradutora da obra.
(CASSIANO ELEK MACHADO)




19ª FERIA DEL LIBRO
Quando:
hoje, das 9h às 17h
Onde: colégio Miguel de Cervantes (av. Jorge João Saad, 905, SP, tel. 0/xx/11/3779-1800)
Quanto: grátis
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página