Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/04/2002 - 11h30

1.100 pessoas posam nuas para fotógrafo americano no Ibirapuera

Publicidade

da Folha Online

Centenas de pessoas posaram nuas para o fotógrafo americano Spencer Tunick, 36, na manhã deste sábado no parque do Ibirapuera, em São Paulo. A performance, que começou com atraso e durou duas horas, reuniu cerca de 1.100 pessoas, segundo apuração da organização do evento.

A performance faz parte da turnê "Nude Adrift", com a qual Tunick roda o mundo reunindo o máximo de pessoas nuas em aglomerados artísticos. Ela foi apresentada na programação paralela da 25ª Bienal Internacional de São Paulo.

Até às 20h de terça-feira, 1.800 pessoas haviam se inscrito por e-mail para participar da sessão de fotos. Com 1.100 pessoas nuas no Ibirapuera, Tunick não bateu seu recorde, quando reuniu 4.500 pessoas em Melbourne, na Austrália. Na semana passada, ele fotografou na Argentina e reuniu 450 pessoas.

M.Bartolomei/Folha Imagem
Spencer Tunick orienta o
público no Ibirapuera
Marcada para as 5h30, a performance de Tunick começou por volta das 6h45, quando foi dada a ordem para que todos tirassem suas roupas. Algumas pessoas chegaram atrasadas, mas conseguiram participar.

Às 6h15, Tunick e sua equipe começaram a dar as orientações aos participantes da performance: "tirem todos os acessórios (brincos, chapéus, meias e correntes); se precisarem de óculos, os retirem somente na hora da foto; não se movam de maneira diferente da orientada e celebrem esta festa", entre outras.

Às 5h30, houve um pequeno tumulto com a imprensa. O repórter Wagner Sugamele, da Rede TV!, apareceu no Ibirapuera nu para fazer uma reportagem.

M.Bartolomei/Folha Imagem
Público deitado no
chão do Ibirapuera para a
performance de "Nude Adrift"
Tunick fez três sessões de fotos. Na primeira, o público ficou em pé e olhando para baixo no estacionamento do prédio da Bienal, com a sede da exposição ao fundo, e deitou no chão no mesmo local.

A segunda sessão de fotos foi feita embaixo da marquise do Ibirapuera, com o público em pé e deitado. Já a terceira sessão foi realizada no Obelisco, na frente do parque.

Visivelmente, havia mais homens do que mulheres na performance. Havia casais também na multidão.

Todas as pessoas que participaram da performance tiveram de assinar uma declaração autorizando Tunick a utilizar suas imagens. Todos os participantes receberão uma foto em dois ou três meses, assinada pelo autor.

  Veja as fotos feitas no Ibirapuera

  Veja fotos das performances de Spencer Tunick

Leia mais:
  • "Não quero bater recordes, quero arte com o nu", diz Spencer Tunick

  • Bienal de artes plásticas de São Paulo terá dia de visita gratuita


  • Saiba tudo sobre a 25ª Bienal Internacional de São Paulo
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página