Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/05/2002 - 20h38

Bellotto participa da Bienal do Livro e anuncia "BR-163" no cinema

Publicidade

da Folha Online

O titã Tony Bellotto esteve hoje na Bienal do Livro de São Paulo para participar de palestra no Salão de Idéias da Travessa Literária. O tema, "Literatura Contemporânea Brasileira", reuniu, além de Bellotto, os escritores Luiz Garcia-Roza e Nani.

Os três escritores falaram sobre o processo de criação e a literatura policial no Brasil.

A discussão aborodou também a tendência que os livros policiais têm de ganharem versões para o cinema. Tony Bellotto, que teve seu livro "Bellini e a Esfinge" roteirizado para o cinema, disse que é "difícil passar a sensação completa do livro no filme".

Sobre o assunto, Garcia-Roza disse haver um antagonismo entre o cineasta e o escritor. "O cineasta trabalha com a linguagem imagética e o escritor, com a palavra", disse.

Bienal

Sobre a feira, Bellotto disse que a considera uma "injeção em termos de mercado". Para ele, o porte do evento e o público que está visitando a feira é um "incentivo para escrever mais".

Novo filme

Bellotto declarou, após a palestra, que seu mais recente romance, "BR-163" lançado no ano passado pela Cia. das Letras, já está sendo roteirizado para o cinema por Dudu Brandão e será dirigido por Vinicius Vianna. O filme deverá começar a ser rodado ainda este ano e, entre os atores escalados, a única certeza é a participação de Malu Mader, mulher de Bellotto.

A Bienal do Livro de São Paulo está sendo realizada no Centro de Exposições Imigrantes e vai até o dia 5 de maio.

Saiba tudo sobre a Bienal do Livro

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página