Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/05/2002 - 08h38

Ferrara encena "Mãe Coragem", de Brecht, no Sesc Consolação

Publicidade

VALMIR SANTOS
do Guia da Folha

Maria Alice Vergueiro cruza o palco na última cena de "Mãe Coragem e Seus Filhos". Como protagonista, empurra a carroça usada, entre outras coisas, para vender comida a soldados em guerra. Na estréia nacional em Curitiba, em março, ela tropeçou numa dobra de lona, caiu e machucou o braço.

Desde então, a atriz de 40 anos de carreira diz ter ampliado sua compreensão da personagem de Bertolt Brecht, uma Coragem que, a despeito de perdas e tombos, não abdica de ir adiante.

Há quatro décadas sem ganhar montagem profissional em São Paulo, o texto de Brecht cumpre temporada desde quarta (dia 1º) no teatro Sesc Consolação, sob direção de Sérgio Ferrara.

A peça retrata dor e resistência na trajetória de uma mulher cujos dois filhos (Rubens Caribé e Jiddu Pinheiro) e uma filha muda (Márcia Martins) são mortos. O pano de fundo é a Guerra dos 30 Anos, no século 17, que envolveu Suécia, Polônia e Alemanha.

Ferrara diz que pretende dialogar com o autor alemão de forma "menos conservadora", mais afeito ao homem de teatro (ator e encenador que foi) do que apenas ao pensador teórico.

Com 13 atores, o espetáculo também abre janela para o Ornitorrinco, 25 anos. Estão em cena Vergueiro e José Rubens Chachá (Capelão), duas figuras-chave daquele grupo.

MÃE CORAGEM E SEUS FILHOS
Onde: Sesc Consolação - teatro Sesc Anchieta (r. Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, região central, tel. 256-2281), em SP
Quando:: Qui. a sáb.: 21h. Dom.: 19h. Até 30/6
Preço: R$ 10 a R4 30
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página