Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/05/2002 - 19h47

Festival de Cinema de Tribeca, em Nova York, começa amanhã

Publicidade

da France Presse, em Nova York

Quase oito meses depois dos atentados de 11 de setembro, o baixo Manhattan será a partir de quarta-feira o cenário do Tribeca Film Festival, que segundo seu fundador, o ator Robert De Niro, quer ser uma "celebração ao espírito de Nova York".

O festival exibirá quase 150 filmes, dos quais 15 são estréias mundiais, entre eles o último episódio de Guerra da Estrelas, "Star Wars: Atack of the Clones". Segundo De Niro, que vive a poucas quadras da área devastada pelos atentados, o evento também quer ajudar a cicatrizar as feridas abertas pelo ataque terrorista.

"Isto é exatamente o que Tribeca e a cidade precisam agora", afirma De Niro, acrescentando que o festival ajudará a fortalecer o renascimento desta área, a qual milhares de habitantes abandonaram depois de 11 de setembro.

Também estrearão no festival "About a Boy", com Hugh Grant, "Three Days of Rain", com Peter Falk e Blythe Danner, "Insomnia", com Al Pacino, Robin Williams e Hilary Swank, e "Divine Secrets of the Ya-Ya Sisterhood", com Sandra Bullock, Ellen Burstyn e Ashley Judd.

A mostra, que se encerrará domingo, também celebrará o cinema independente, com uma exibição de filmes realizados em Nova York. O diretor de "Taxi Driver" e do novo "Gangs of New York", Martin Scorsese, vai exibir sua lista dos dez melhores filmes realizados na cidade.

O festival também levará música ao local, que ainda mostra as seqüelas do ataque contra as torres gêmeas, com paredes cheias de fotografias de vítimas do atentado e barricadas que ainda impedem o acesso a muitas ruas próximas ao local do ataque terrorista.

Ao invés do barulho das máquinas pesadas trabalhando nas ruas do baixo Manhattan, se escutarão dezenas de grupos musicais - de jazz, rock, salsa - ao mesmo tempo que comediantes, mímicos e palhaços darão um ar de carnaval às ruas.

No júri do festival - chamado por alguns de "Sundance de Manhattan", em referência ao festival de cinema fundado em Sundance (Utah, oeste) pelo cineata Robert Redford - estão os atores Kevin Spacey, Whoopi Goldberg e Helen Hunt, que premiarão o melhor longa-metragem, o melhor curta-metragem e o melhor filme de diretor estreante.

A atriz Susan Sarandon, que também mora na área, e o diretor de cinema Sidney Lumet participarão de debates sobre a produção cinematográfica. Billy Crystal e Gwyneth Paltrow participaram de comerciais para divulgar o evento.

De Niro, com o apoio de sua produtora Jane Rosenthal, tem sido fundamental para conseguir a participação de artistas e realizadores, além do respaldo financeiro para o festival. Os comerciantes e habitantes de Tribeca também participaram, organizando no fim de semana passado atos de rua para promover o evento.

A região já tem outra aparência: cafés, lojas e restaurantes que fecharam suas portas depois do atentado, agora estão cheios de gente, barulho, risadas. E muitos moradores que abandonaram a área já retornaram ou estão retornando.

"Apesar dos atentados continuarem presentes, e dia a dia lembrarmos do que aconteceu, o baixo Manhattan está vivo e se movimentando", afirma Jaime Orozo, um artista que se declara um orgulhoso morador de Tribeca.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página