Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/05/2002 - 17h56

Peça sobre bastidores do futebol australiano espelha esporte brasileiro

Publicidade

DANIELA ALVES
free-lance para a Folha Online

A tradução da peça "O Clube", do australiano David Williamson, que está em cartaz no circuito do 6º Cultura Inglesa Festival, é tão semelhante à realidade brasileira que nem parece que veio do outro lado do mundo. A briga de poder no futebol, a ascensão rápida de jogadores jovens, as drogas, as "marias chuteiras", o atleta em decadência, a troca de técnicos e muitos outros temas são discutidos no palco.

Com texto próximo à realidade, a peça busca retratar da maneira mais fiel possível os bastidores do futebol. "É um conflito de jogo de poder no universo masculino, num ambiente fechado. Nessas condições ninguém vai chamar o outro de bobo, vai falar palavrão mesmo", afirma o diretor Albano Sargaço.

Nos ensaios, os próprios atores tentavam descobrir as semelhanças entre as figuras do futebol nacional com as personagens. "Li um livro sobre a carreira do João Havelange e um dos parágrafos dizia que os homens do futebol fumavam um cigarro atrás do outro", disse o ator Luiz Eduardo Frin, que interpreta o vice-presidente do clube.

O tempo real coincide com o tempo fictício e um alambrado divide o palco da platéia, como se fosse um campo de futebol. As duas horas de apresentação, com 15 minutos de intervalo remetem ao tempo aproximado de uma partida, só que neste caso resolvida em uma sala de reuniões, regada a uísque e cigarro.

A linguagem também busca se aproximar ao máximo da realidade. "É uma linguagem rasteira mesmo, aquele que você imagina que seja real", afirma o diretor. As acusações e ressentimentos são expressos de forma direta.

Em cena são seis homens. Dois jogadores, interpretados por Richard Vieira e Ronaldo Bitello; o presidente do clube, Jorge Tarquini; o administrador, Diogo de Souza Feijó; o técnico, Décio Daidone Jr.; e o vice-presidente do clube, Eduardo Frin.

O CLUBE
Quando: sábado (18), às 21h, domingo (19), às 20h; sexta (24) e sábado (25), às 21h e domingo (26), às 20h
Onde:Cultura Inglesa de Higienópolis (av. Higienópolis, 449, São Paulo)
Quanto:R$ 10 - em português
Informações:tel: 0/xx/11/6846-6000

Leia mais sobre o 6º Cultura Inglesa Festival

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página