Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/05/2002 - 18h13

Humor e tradução para o português dão o tom do espetáculo do Oz

Publicidade

DANIELA ALVES
free-lance para a Folha Online

O espetáculo australiano "Circus Oz", um dos mais aguardados shows do 6º Cultura Inglesa Festival, tem o humor como base de toda a apresentação que estréia hoje em São Paulo. Traduzido para o português por Rodrigo Matheus, que já trabalhou com o Oz na Austrália, as piadas e o sotaque dos artistas se destacam entre os números de força e habilidade e arrancam risadas da platéia.

Rogério Cassimiro/Folha Imagem
Número de cabeça para baixo impressiona
Em todas as viagens, a trupe faz questão de traduzir o espetáculo para a língua local. "Já nos apresentamos em chinês, italiano, alemão, em todas as línguas dos lugares que visitamos", disse Tim Coldwel, um dos diretores e também ator do espetáculo.

Coldwel é protagonista de um dos números que mais conquista o público. Pendurado no teto de cabeça para baixo, ele brinca em português e recebe muitos aplausos. "Não tivemos aulas. Só treinamos as frases nos últimos cinco dias e hoje à noite estarei muito melhor", afirmou.

O humor vem também de personagens que não falam. Uma assistente de palco atrapalhada e habilidosa ganha atenção especial. Em cena são 13 artistas que se revezam nos números, limpam o palco durante a apresentação, tocam instrumentos ao vivo e criam um ambiente de cumplicidade com a platéia.

As acrobacias privilegiam a força dos artistas e o equilíbrio. O conceito moderno de megashow com luzes e grandes cenários perde espaço para o tradicional fogo usado em alguns números e a malícia dos palhaços que no Oz, não precisam e não usam maquiagem.

O figurino também está recheado de humor. Homens musculosos com saias de tule, roupas minúsculas de homens da caverna e adereços como uma bolsinha e um chinelinho de oncinha compõem o visual.

CIRCUZ OZ
Quando: hoje, às 21h; amanhã, às 16h e às 21h; domingo, às 18h; quarta (29), às 21h; quinta (30), às 16h e às 21h; sexta (31), às 21h; sábado (1º), às 16h e às 21h; e domingo (2), às 18h.
Onde: teatro Alfa (r. Bento Branco de Andrade Filho, 722, Santo Amaro)
Quanto: de R$ 45 à R$ 110
Vendas por telefone: 0300-7893377 (diariamente, das 8h às 19h); na bilheteria do teatro (diariamente, das 11h às 19, exceto às segundas-feiras, e nos dias de espetáculo, aberta até o horário da apresentação)
Informações: 0/xx/11/5693-4000 ou no site www.teatroalfa.com.br

  • Grupo Circus Oz estréia espetáculo hoje em São Paulo


  • Leia mais sobre o 6º Cultura Inglesa Festival

     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página