Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/07/2000 - 14h04

Rali percorre 296 km de Campinas a Campos do Jordão

Publicidade

da Folha Online
em São Paulo

No próximo sábado, dia 29, 200 carros percorrerão 296 quilômetros de Campinas (a 99 km de São Paulo) a Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, para participar do "6º Rallye de Inverno", prova de regularidade que conta com a participação de um público que vai de famílias inteiras a aventureiros.

Segundo Orlando Salles Júnior, organizador do rali, as inscrições para a prova já estão esgotadas.

A largada do rali acontecerá no Hotel Fazenda Solar das Andorinhas, que fica no km 121 da rodovia Campinas-Mogi Mirim, às 7h de sábado.

A chegada do primeiro carro está prevista para as 17h no portal de entrada de Campos do Jordão.

Neste ano, o rali bateu recorde de inscrições e de arrecadação de alimentos. No ano passado, foram 142 competidores. Todo ano, a organização recolhe entre os participantes uma determinada quantidade de alimentos para doar a instituições carentes.

Neste ano, os inscritos têm de doar 10 kg de alimentos. A doação acontecerá na sexta-feira, às 20h, durante um curso de navegação promovido pela organização do rali no Solar das Andorinhas.

O curso de navegação é aberto ao público. Para participar, basta levar 5 kg de alimentos.

O trajeto do rali de regularidade, em que a rapidez não é tão importante quanto a manutenção e o controle da velocidade para chegar à cidade dentro do período de tempo estabelecido, passará por estradas de terra e de asfalto. São 100 km em terra e 196 em asfalto.

Segundo Salles Júnior, o percurso não é difícil. "Pegamos estradas não-convencionais, fazendas particulares, onde os competidores terão de abrir e fechar porteiras, passar por mata-burros, vai ser divertido", disse. O trajeto inclui 30 cidades.

O almoço dos 200 carros participantes está previsto para acontecer em Monte Verde, onde o inverno também é rigoroso, mas menos badalado que em Campos do Jordão.

De acordo com o organizador, 500 mudas de Pau-Brasil foram doadas para as fazendas e propriedades por onde o rali passará no sábado.

Na largada, segundo Salles Júnior, será feito um teste de bafômetro em todos os competidores para evitar problemas no trânsito. "E se algum PC (Posto de Controle, que são 20, no total, e se encarregam de fiscalizar a passagem dos veículos no horário certo por cada ponto) perceber qualquer problema, como velocidade em excesso ou algum tipo de bebida sendo consumida, ele vai avisar à polícia", disse o organizador.

Além disso, todo carro passa por uma vistoria mecânica. Há participantes de Curitiba, Porto Velho, Mato Grosso do Sul, Uberaba, Belo Horizonte e Lavras, entre outras localidades.

A festa de premiação do rali acontecerá no domingo, no Shopping Aspen, no centro de Capivari, principal ponto de concentração de turistas em Campos do Jordão.

Para Salles Júnior, o principal aspecto do rali, além da competição, é a diversão. "O rali tem também quatro carros GLS (Gays, Lésbicas e Simpatizantes), todos decorados em rosa e com adesivos de beijinhos", afirmou.

Informações: 0/xx/19/468-6214.

Clique aqui para ler mais notícias de inverno na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página