Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/05/2002 - 13h35

Exposição sobre o candomblé muda o foco do Festival da Cultura

Publicidade

DANIELA ALVES
free-lance para a Folha Online

A Austrália foi o tema do 6º Cultura Inglesa Festival, que termina nesta terça-feira, mas é com o foco no Brasil que o evento terminará. A exposição "O encanto das águas" traz uma mostra da evolução das religiões afro-brasileiras e faz um paralelo com a história do povo aborígene na Austrália.

O artista plástico, fotógrafo e pesquisador Roderick Steel reuniu 200 peças entre fotografias, esculturas, desenhos, reprodução de objetos e figurinos para representar a cultura afro-brasileira dividida em cinco módulos: as cruzadas; africanos e índios; caminho das águas; a festa das águas e caminho de oxum.

A primeira apresenta reproduções, de quatro metros de comprimento, de três navios negreiros africanos, que representam o candomblé de Angola, Nigéria e Daomé (atual República do Benim). No segundo módulo, fotos do próprio Roderick Steel remetem aos africanos e índios, com atenção especial para os caboclos.

No módulo "Caminho das Águas", figurinos de seis orixás simbolizam o reino das águas doces e dos orixás que o habitam. Na seqüência, "A festa das Águas" retrata as festas em homenagem a Iemanjá. Ao final, 28 bonecas representam a vida de uma adepta do candomblé e diferentes momentos da vida de Oxum.

"Até hoje os candomblés do Brasil são caracterizados pelas nações africanas", afirma Roderick Steel. Após a abertura da exposição, às 20h no Centro Brasileiro Britânico, haverá uma apresentação de danças de candomblé.

O ENCANTO DAS ÁGUAS
Quando: de amanhã até 11 de junho; de segunda à sexta, das 9h às 20h; sábados e domingos, das 9h às 18h
Onde: Centro Brasileiro Britânico (r. Ferreira de Araújo, 741, Pinheiros, São Paulo)
Quanto: Grátis
Informações: 0/xx/11/3031-9839

Leia mais sobre o 6º Cultura Inglesa Festival

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página