Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/05/2002 - 02h54

Festival Universitário de Cinema destaca Bernardet

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Com uma homenagem ao roteirista, cineasta, professor e crítico Jean-Claude Bernardet, começa hoje no Rio o 7º Festival Brasileiro de Cinema Universitário.

A partir de amanhã, até o próximo dia 9, as salas do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) e o Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF) abrigarão sessões de filmes realizados em película e em vídeo por estudantes de cinema no Brasil e em países como Argentina, Alemanha, Espanha, Holanda, México e Taiwan, além de uma retrospectiva de filmes com a assinatura de Bernardet em um dos créditos.

Serão promovidas ainda quatro oficinas e um debate, com destaque para o tema da recuperação e preservação de filmes. O especialista Hernani Heffner, vice-presidente do Instituto para a Preservação do Cinema Brasileiro, é o responsável por uma das oficinas.

Heffner é também um dos profissionais que cuidam do acervo da Cinemateca do MAM (Museu de Arte Moderna), que anunciou na semana passada a decisão de transferir, até julho, todas as matrizes de seu acervo, por falta de condições de armazenamento.

A discussão sobre a decisão do MAM e o destino das matrizes -a transferência para a Cinemateca Brasileira, em São Paulo, é a mais provável alternativa- deverá marcar o festival.

Entre os curtas competidores está "Um Sol Alaranjado", de Eduardo Valente, premiado na última sexta no Festival de Cannes por um júri presidido pelo cineasta Martin Scorsese, que avaliou outros 15 trabalhos realizados por estudantes de cinema.

Valente diz que Scorsese comentou que "Um Sol Alaranjado" o fez lembrar de seu tempo de estudante. Afinal, a produção em Nova York, nos anos 60, tinha o mesmo tipo de restrições de orçamento que as nossas, ou seja, câmeras simples, poucos recursos, ao contrário de algumas produções de escola de hoje, principalmente européias, que possuem valores de produção impressionantes". "Um Sol Alaranjado" competirá também no 12º Cine Ceará, que será realizado de 21 a 27 de junho.



FESTIVAL BRASILEIRO DE CINEMA UNIVERSITÁRIO
sessões de amanhã a 9/6, no Centro de Artes UFF (r. Miguel de Frias, 9, Icaraí, RJ, tel. 0/xx/21/2704-2147), com entrada franca, e no CCBB-RJ (r. Primeiro de Março, 66, centro, RJ, tel. 0/xx/21/3808-2010). Entrada franca para estudantes; acesso para os demais apenas com cinepasse (R$ 8)
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página