Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/05/2002 - 04h00

Gaiola é a preferida dos visitantes da 25ª Bienal

Publicidade

da Folha de S.Paulo

"Cárcere de Ilusões", uma gaiola de pelúcia cor-de-rosa da artista boliviana Raquel Schwartz foi escolhida pelo público como a favorita da 25ª Bienal, revela uma pesquisa realizada pela própria Fundação Bienal. A enquete foi coordenada pela socióloga Mariah Villas Boas, assessora da presidência da instituição. Veja ao lado a lista com os cinco primeiros escolhidos.

A pesquisa foi realizada por dois monitores, que entrevistaram 270 pessoas. Foram excluídos do universo os estudantes de 2º grau que não passaram pelas catracas e representam 220 mil visitantes. "A pesquisa não revela a opinião de todo o público que visitou o evento, mas de uma parcela significativa de cerca de 66%, se o público final chegar a 650 mil visitantes", afirma Villas Boas.

No geral, as escolhas recaíram sobre obras de maior apelo visual e que também possibilitam leituras lúdicas, a exemplo da preferida, que permitia que os visitantes caminhassem com pantufas dentro da obra. Em segundo lugar está a obra de Özseçen, uma sala vermelha que chegou a criar vertigem em alguns visitantes.

Artistas brasileiros conquistaram bom posicionamento na pesquisa. O paulista Artur Lescher e o grupo carioca Chelpa Ferro ficaram empatados em terceiro lugar. Três brasileiros dividiram ainda a quinta posição. Com isso, dos 11 artistas que estavam entre os cinco primeiros lugares, os brasileiros ocuparam quase a metade.

É no entanto curioso que os artistas que mais apareceram na mídia, como a italiana Vanessa Beecroft e o norte-americano Spencer Tunick, não estejam entre os preferidos. Chegaram perto: Tunick está em 6º, e Beecroft, 7º.

A pesquisa revelou ainda que a maioria dos visitantes (51%) é de universitários (28% já formados e 23% incompletos), o que torna os jovens o grupo mais forte de visitação: 38% entre 11 e 18 anos, e 28% de 18 a 25 anos.
(FCY)
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página