Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/07/2000 - 05h28

Cearenses do Cidadão Instigado cantam e contam histórias visuais

Publicidade

VALMIR SANTOS, da Folha de S.Paulo

El Cabrone vai caçar Zé Doidim em São Paulo. Empunhando uma espada prateada e vestindo um manto estelar, sua missão é encontrar "os mascarados e seus elásticos falhos".

São dois exemplos de personagens fantásticos que costumam pontuar as músicas da banda cearense Cidadão Instigado, boa parte delas assentada na oralidade dos contadores de história.

Depois de duas apresentações no Rio, a banda chega hoje a São Paulo para show único no Sesc Vila Mariana. É a chance de conhecer o som do quinteto, uma das surpresas da última edição do Abril pro Rock, em Recife.

O Cidadão já abriu show de Tom Zé, a quem é frequentemente associado por causa do estranhamento causado pelos arranjos e pelas letras de Fernando Catatau, guitarrista, vocalista e idealizador do projeto.

Quando morava em São Paulo, há quatro anos, ele tocava no circuito de blues e de jazz e já vislumbrava a criação da banda. Mas só o fez quando retornou para sua cidade, Fortaleza. Primeiro, juntou zabumba, bateria, caixa, prato e percussão. Depois encostou a bateria e agregou baixo, guitarra sintetizada e teclados.

"Decidimos fazer aquilo que não tínhamos coragem e quebrar nossos preconceitos", diz Catatau, 28. A partir daí, descobriu uma linguagem própria, ainda que baseada na tradição nordestina (e épica) do contador de histórias.

"A música começou a nascer a partir do que se dizia, como se fosse uma trilha sonora para a letra", afirma o vocalista. Consta do repertório, por exemplo, uma releitura para um trecho da trilha sonora do filme "A Noite do Espantalho", que o músico Sérgio Ricardo, "o cabra que quebrou o violão", como diz Catatau, rodou nos anos 70 e trazia Alceu Valença no elenco.

Jazz, reggae, salsa, repente, samba, maracatu cearense, drum'n'bass, o Cidadão Instigado acolhe os ritmos com igual distinção, abertura e improviso. "A gente não está preocupado com estilos", garante Catatau.
A formação atual da banda é Zé Riban (baixo), Regis Damasceno (percussão), Dustan Galas (caixa, prato) e Marcelo Holanda (zabumba). O primeiro CD sai em breve, com ou sem gravadora.

Show: Cidadão Instigado
Quando: hoje, às 21h
Onde: Sesc Vila Mariana - auditório (r. Pelotas, 141, tel. 0/xx/11/5080-3147)
Quanto: R$ 4

Clique aqui para ler mais de Ilustrada na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página