Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/06/2002 - 16h32

Vida de Arthur Bispo do Rosário vira espetáculo de dança em SP

Publicidade

da Folha Online

Ex-marujo e pugilista, a vida do sergipano Arthur Bispo do Rosário (1911-1989), internado durante 50 anos em um hospital psiquiátrico, já foi contada em livro e tem sido objeto de estudo de vários pesquisadores. Agora, a mesma história será contada por meio da dança, em coreografia assinada por Jadiel Alves, "A Cor do Revés", que será apresentado hoje e no dia 12 de junho, às 18h30, no Centro Cultural Banco do Brasil - São Paulo.

A apresentação faz parte do "Dança em Pauta", programa regular do CCBB, que acontece nas duas primeiras quartas-feiras de cada mês, trazendo trabalhos de novos criadores e artistas já consagrados no cenário da dança nacional.

O espetáculo será acompanhado da palestra "Traçando Paralelos", seguida de bate-papo com o criador do espetáculo, com a artista plástica Nydia Araújo e com Maria Angelina Batista Brito, que estuda e desenvolve trabalho em psicologia direcionado à arte-loucura.

Para desenvolver seu trabalho, Jadiel Alves baseou-se em pesquisa realizada pelo Museu da Colonia Juliano Moreira, com a colaboração do diretor da instituição, Ricardo Hidalgo, e da museóloga Regina Garcia, além dos livros "O Senhor dos Labirintos", de Luciana Hidalgo, e "O Universo Segundo Bispo do Rosário", de Patrícia Burrowes.

A dualidade é o fio condutor de "A Cor do Revés", a começar pela trilha sonora, composta especialmente para o espetáculo por Loop B, que passeia entre o regional e o pop.

Utilizando recursos multimídia assinados por Ana Luiza Anker, o espetáculo conta ainda com Nelly Guedes como assistente coreográfica e projeto de iluminação de Beatriz Brejon.

Arthur Bispo do Rosário ficou confinado durante 50 anos na Colônia Psiquiátrica Juliano Moreira, no Rio de Janeiro, até sua morte, em 1989. Nesse período ele criou, com sucata, vários trabalhos em telas bordadas classificados como obra de arte e que representaram o Brasil num dos maiores eventos internacionais de artes plásticas, a Bienal de Veneza, na Itália (1995), entre outras importantes exposições.

A Cor do Revés - espetáculo de dança
Onde: CCBB - SP (rua Alvares Penteado,112, Centro)
Quando: 5 e 12 de junho, às 18h30
Quanto: R$ 3 e R$ 6
Informações: 0/xx/11/3113-3652


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página