Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/06/2002 - 23h23

Primeiro capítulo de "Esperança" destaca o pitoresco

Publicidade

da Folha Online

A marca da dupla Benedito Ruy Barbosa e Luiz Fernando Carvalho está se repetindo em "Esperança", nova novela das oito da Globo, que estreou hoje.

Cheia de tomadas panorâmicas com imagens da cidade de Civita de Bagnoregio ou de cafezais no interior de São Paulo, o primeiro capítulo da novela lembrou as novelas "Renascer" (1993) e o "Rei Gado" (1996), ambas assinadas pela dupla.

A história de Benedito Ruy Barbosa dirigida por Luiz Fernando Carvalho começa na Itália, em 1931. A trama tem início com um drama: a interdição do namoro de Maria (Priscila Fantin) e Toni (Reynaldo Gianechinni). O amor proibido por causa de desavenças entre os patriarcas Genaro (Raul Cortez) e Giuliano (Antônio Fagundes), pais dos namorados, é o grande propulsor da história, pois gera desencontros e conflitos já que Toni vai em busca de fortuna no Brasil e Maria fica na Itália, sem saber que está grávida, e prometida em casamento para um homem mais velho e rico, Martino (José Mayer), amigo de seu pai.

O tema da guerra entre as famílias também aparece no núcleo vivido nas fazendas de café no interior de São Paulo e anuncia o deslocamento do principal conflito da novela, já que a disputa pela posse da fazenda "Esperança", título da trama, deverá ter destaque na história.

No primeiro capítulo, o enriquecimento das cenas com imagens pitorescas como uma procissão em uma fazenda ou de uma corrida de asnos na Itália foram destaque.

Girando em torno dos desencontros de amor ou dos conflitos por terra, apareceram como pano de fundo a crise econômica de 1929, causada pela quebra da Bolsa de Nova York, e a ascensão de Benito Mussolini na Itália antes do início da Segunda Guerra Mundial.

Pelo primeiro capítulo, o público já pode prever o desenrolar da história de alguns personagens, mas ao contrário do que acontece em outras novelas, o grande amor proibido no início não deverá ter um final feliz já que, durante sua permanência no Brasil, Toni viverá outro amor e Maria não terá alternativa a não ser se casar com Martino.

O elenco da novela conta com nomes como Walmor Chagas, Fernanda Montenegro, Eva Wilma, Lucia Veríssimo, Othon Bastos, Ana Paula Arósio, Simone Spoladore e Milton Gonçalves, entre outros.

  Veja galeria de fotos

Leia mais:
  • Conheça os personagens da novela "Esperança", da Globo


  • Consulte:
  • Civita di Bagnoregio


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página