Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/07/2000 - 03h41

"Heróis fora de órbita": Filme faz paródia de seriado e trekkers

Publicidade

SÉRGIO RIZZO, da Folha de S.Paulo

Imagine uma civilização alienígena que, em busca de valores, se inspirasse na programação da TV americana e tomasse os seriados de ficção como "documentos históricos" sobre a nossa sociedade.

Incapaz de compreender o que significa "fingir", ela acreditaria que personagens e histórias são reais. Seria uma civilização de débeis mentais? Por tabela, teriam um parafuso a menos os terráqueos que se espelham nos ídolos da televisão ou, para usar um jargão mais abrangente, da mídia?

A resposta está na comédia "Heróis Fora de Órbita", que satiriza o culto aos seriados de ficção científica. "Galaxy Quest" (título original do filme) é o nome de um popular seriado de TV retirado do ar em 1982. Seu elenco -a tripulação da NSEA Protector, a espaçonave da história-, no entanto, continua reunido, recebendo cachês pela participação em convenções de fãs e outros eventos.

Jason Nesmith (Tim Allen), que interpretava o comandante Peter Quincy Taggert, parece divertir-se com a brincadeira. Até que surge Mathesar (Enrico Colantoni), líder de uma civilização que adotou "Galaxy Quest" como bíblia para convencê-lo a ajudar seu povo, ameaçado pelo vilão intergaláctico Sarris (assim batizado em "homenagem" do produtor de "Heróis Fora de Órbita", Mark Johnson, ao crítico americano Andrew Sarris, que demoliu seu "Um Homem Fora de Série").

Alguns contratempos depois, Nesmith (ou, como querem os ETs, "comandante Taggert") reúne outra vez sua "equipe": Alexander Dane (Alan Rickman), ator shakespeariano que interpretava o Dr. Lazarus, médico extraterrestre de poderes sobrenaturais; Gwen DeMarco (Sigourney Weaver), que fazia a loira gostosa do seriado, a tenente Tawny Madison; Fred Kwan (Tony Shalhoub), o sargento-engenheiro Chen; e Tommy Webber (Daryl Mitchell), que era criança quando interpretava Laredo, o menino-navegador da NSEA Protector.

Só há um problema: a equipe não sabe operar a espaçonave. Um garoto fã da série (Justin Long) e seus amigos "questerianos" (como se intitulam) darão a mãozinha decisiva para que ficção e realidade se encontrem.

Ninguém ligado a "Heróis Fora de Órbita" ousa mencionar que a inspiração do filme, escrito pelo estreante David Howard e por Robert Gordon ("Homens de Preto 2"), é o seriado "Jornada nas Estrelas" ("Star Trek"), levado ao ar nos EUA de 1966 a 1969, e o culto devotado a ele pelos "trekkers" (muitos usam fantasias dos personagens nos encontros, colecionam objetos ligados aos episódios e estudam as plantas da USS Enterprise, a nave do comandante James T. Kirk (William Shatner).

Kirk e os principais integrantes de sua equipe - Dr. Spock (Leonard Nimoy), McCoy (DeForest Kelley), Sulu (George Takei), Uhura (Nichelle Nichols), Scotty (James Doohan) e Chekov (Walter Koenig)- fornecem a matéria-prima para os personagens de "Galaxy Quest". Quem embarcar na paródia -ou seja, levá-la tão a sério quanto os "trekkers" levam "Jornada nas Estrelas"- pode divertir-se também com o web site www.galaxyquest.com. Ali, um suposto fã de "Heróis Fora de Órbita" criou um banco de dados sobre a turma do comandante Taggert, incluindo a descrição de todos os episódios do seriado e entrevistas com os "atores". Pelo martelo de Grabthar!, como diria o Dr. Lazarus.

Clique aqui para ler mais de Ilustrada na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página