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19/06/2002 - 03h32

Na eleição da mídia, candidatos debatem até na FM

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LAURA MATTOS
da Folha de S.Paulo

Se a TV ainda havia deixado alguma brecha nas agendas dos presidenciáveis, o rádio acabará de preenchê-la. Nas eleições de maior exposição na mídia em todos os tempos, os candidatos debaterão propostas até na FM.

A Transamérica (100,1 MHz, em SP) está só esperando a Copa acabar -já que está transmitindo os jogos- para fazer um debate entre os favoritos na disputa ao Planalto.

Negocia parceria com uma emissora de TV, que poderá ser o SBT. A FM já levou ao ar café da manhã-entrevista com Ciro (PPS) e Garotinho (PPB). Tenta agendar Lula (PT) para amanhã e Serra (PSDB) até o final do Mundial.

É um palanque considerável. As entrevistas vão ao ar no "Transnotícias", das 7h às 8h, no horário nobre do rádio. O debate entre os quatro deve ter o mesmo espaço.

Como a Transamérica é uma rede nacional, o programa é retransmitido por 45 emissoras, nas principais capitais e cidades do interior. Não há como saber a audiência, mas uma pesquisa Marplan aponta que, só em seis cidades, a atração tem 80 mil ouvintes.

A CBN também vai levar à FM (90,5 MHz, em SP) um debate entre presidenciáveis. Está marcado para o próximo dia 27, no MAM de SP.

Segundo Antônio Guerino, coordenador do Sistema Globo de Rádio, as presenças de Ciro, Garotinho, Lula e Serra já foram confirmadas. É outro palanque de peso, já que o encontro será transmitido também pela AM de SP (780 kHz), pelas 23 retransmissoras da rede CBN e pelo canal de TV Globo News (Net/Sky).

No final do mês, a estação estréia dois programas: "Agenda do Candidato" e "Voto Limpo". São só mais algumas novidades da megacobertura planejada pelas Organizações Globo. Transamérica e CBN também têm planos de realizar debates entre os candidatos ao governo. Estão acertando detalhes com as retransmissoras.

Na AM paulistana, nem é preciso dizer que a campanha terá um espaço generoso. Os clássicos Paulo Lopes, da Capital (1.040 kHz), e Paulo Barboza, da Record (1.000 kHz), também devem fazer seus debates.

Para evitar confusão, a Associação de Emissoras de Rádio e TV de SP fará um seminário eleitoral na próxima terça. Mesmo assim, é bom que os partidos fiquem de olho. O rádio costuma ser campeão de irregularidades na cobertura de eleições.

Números impressionantes da última pesquisa do Ibope, divulgada na semana passada: Padre Marcelo, na Globo (1.100 kHz), está com média de 481 mil ouvintes por minuto. É mais do que o dobro do segundo colocado.

 

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