Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/06/2002 - 16h28

Filme sobre Glauber Rocha vence Cinesul 2002

Publicidade

da Folha Online

"A Rocha Que Voa", de Eryk Rocha, foi o grande vencedor do Cinesul 2002 - Festival Latino-Americano de Cinema e Vídeo. O filme aborda, através de linguagem experimental, a passagem de Glauber Rocha (pai do diretor) por Cuba no início dos anos 1970.

A competição de vídeo também foi vencida por uma produção nacional: "Onde a Coruja Dorme", de Márcia Derraik & Simplício Neto, sobre os parceiros do compositor Bezerra da Silva.

Veja a premiação completa a seguir:

Melhor Filme (júri oficial)

  • "Rocha Que Voa", de Eryk Rocha (Brasil)
    O filme traça as relações de Glauber com os cubanos na cidade de Havana. Um dos períodos menos conhecidos da vida do cineasta, o exílio em Cuba, de 1971 a 1972.


  • Menção Especial do Júri

  • "Perfume de Violentas", de Maryse Sistach (México)
    O filme conta a história verídica de Yessica e Miriam, adolescentes da cidade do México. As amigas dividem cadernos, jogos e perfumes que Jorge e "El Topi" seqüestram Yessica e a indiferença e o egoísmo dos adultos fazem com que a amizade delas acabe e as levam para uma tragédia. Com Ximena Ayala, Nancy Gutierrez, Arcella Ramirez.


  • Melhor Vídeo (júri oficial) -

  • "Onde A Coruja Dorme", de Márcia Derraik e Simplício Neto, Brasil. O cantor Bezerra da Silva vai "onde a coruja dorme". Dos morros cariocas e Baixada Fluminense vêm sambas feitos por trabalhadores, crônicas cáusticas e bem-humoradas de compositores anônimos e outras pérolas contrabandeadas por Bezzerra.


  • Menção Honrosa do Júri

  • Produtora de vídeo nas Aldeias, pela participação e trabalho


  • O Cinesul 2002 - Festival Latino-Americano de Cinema e Vídeo tem como objetivo divulgar e difundir produções cinematográficas latino-americanas no Brasil.

    O evento é organizado por Pulsar Artes & Produções e Núcleo da Idéia e co-realizado pelo do Centro Cultural Banco do Brasil, realização da Prefeitura do Rio / Secretaria das Culturas / Riofilme S.A, RioArte, Correios e Sesc-Flamengo.
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página