Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/06/2002 - 13h25

Exposição em NY mostra bastidores da produção de "Star Wars"

Publicidade

ANA LUCIA BUSCH
Diretora-executiva da Folha Online
CAIO VILELA
especial para a Folha Online

Para os curadores do museu Smithsonian, nos Estados Unidos, "Guerra nas Estrelas" não é apenas uma série de filmes recheados de andróides, naves espaciais e guerreiros jedi, mas uma jornada mitológica que merece espaço nos mais conceituados museus. A exposição "Guerra nas Estrelas: A Mágica do Mito", em cartaz no Museu do Brooklyn em Nova York até 7 de julho, já atraiu mais de 1 milhão de espectadores em sua turnê ao redor do país desde 1997.

Em setembro, a mostra viaja para a Sidney, na Austrália.

Com modelos, figurinos, maquetes e desenhos originais dos arquivos da Lucas Film, apresenta o personagem Luke Skywalker como um herói mítico, desde o princípio de sua aventura até a vitória sobre as forças do mal, tudo organizado cronologicamente, conforme aparece nos filmes.

Painéis explicativos mostram as relações entre elementos clássicos da mitologia e a história épica de "Guerra nas Estrelas". Ali aparecem o jovem herói, seus companheiros fiéis, o velho sábio, a batalha do bem contra o mal.

Produção barata

Os figurinos dos primeiros filmes expõem uma produção barata. O poderoso Darth Vader, por exemplo, já teve as vestes simples ornamentadas com pedaços de madeira mal cortados e pintados a mão.

Em contrapartida, as cenas envolvendo naves espaciais, como a legendária Millenium Falcon, foram criadas a partir de maquetes primorosas, com detalhes impressionantes.

Também estão expostos os andróides C-3PO e R2-D2, modelos de Yoda, Chewbacca, Jabba e vários outros personagens, tudo ambientado pelas paredes decoradas com enormes murais mostrando cenários dos filmes.

Mas a exposição começa mesmo com um documentário de 30 minutos que analisa o impacto cultural de "Guerra nas Estrelas" no mundo todo. Traz entrevistas com o diretor George Lucas, os atores Mark Hamill, Carrie Fisher e Harrison Ford (respectivamente Luke Skywalker, princesa Leia e Han Solo), o compositor John Williams, responsável pela trilha sonora, e membros da produção.

Durante a entrevista, Lucas evidencia seu forte relacionamento com o escritor Joseph Campbell, estudioso de mitologia e autor do livro "O Poder do Mito". Juntos, os dois elaboraram o universo dos filmes, baseados em ícones mitológicos de todas as culturas antigas do mundo.

Para quem não quer perder nada, é possível alugar um tour em áudio, que apresenta cada detalhe da exposição narrado por ninguém menos que James Earl Jones, famoso pela voz do tenebroso Darth Vader.

Na última sala, os visitantes podem se sentir parte da saga vestindo máscaras de personagens como Darth Vader, Chewbacca e Amidala. A saída, claro, aponta para a loja do museu, recheada de camisetas, pôsteres e modelos em miniatura dos personagens.

  Veja fotos da exposição em NY

Leia mais notícias sobre "Star Wars 2"
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página