Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/07/2002 - 19h06

Estado do Rio de Janeiro tem Festival de Inverno em três cidades

Publicidade

da Folha Online

Em sua edição 2002, a programação de inverno da unidade de Nova Friburgo do Sesc Rio foi ampliada para mais duas cidades do interior do Estado, Petrópolis e Teresópolis, transformando-se no Festival de Inverno do Rio de Janeiro.

Com um calendário de eventos acontecendo simultaneamente nas três cidades e uma programação tão extensa e variada que ocupa 15 dias e três finais de semana - de 12 a 28 de julho.

Em sua primeira edição, em 1998, o festival em Nova Friburgo atraiu mais de 28 mil pessoas reunindo artistas nacionais com a realização de atividades didáticas e infantis.

Contando com o apoio do Governo do Estado e das prefeituras locais, a programação do Festival de Inverno do Rio em 2002 tem uma programação variada com nomes como Cidade Negra, Gabriel O Pensador, Alceu Valença, Ed Motta, Marcus Vianna, Leila Pinheiro, Guinga, Ney Matogrosso, Maurício Carrillo e Forroçacana. Os amantes do jazz terão um projeto dedicado apenas a eles, o Jazz na Serra, que reúne nomes como Paulo Moura, Leo Gandelman e Victor Biglione.

Um dos grandes destaques do festival é a programação do Museu Imperial, que este ano contará com a presença do pianista Nelson Freire. Os amantes da música clássica terão ainda a oportunidade de assistir a uma récita da ópera "Domitila", com a soprano Ruth Staerke, ver Rosana Lanzelotte tocando instrumentos de época, ou assitir a apresentações como a da violinista Mariuccia Yacovino, da pianista Maria Luiza Corker e o conjunto russo Violinistas de São Petersburgo.

O novo formato do festival fez ainda com que a nova programação passasse a ter apresentações de dança e de teatro e o Cine Sesc, um caminhão de cinema, que levará para o público grandes sucessos do cinema nacional. O público será ainda, brindado com o 1º Encontro Internacional de Corais, que levará para a região serrana do Rio grupos de todo o país e do exterior, apresentando-se no Palácio de Cristal, em Petrópolis.

Neste ano o Festival de Inverno do Rio de Janeiro desenvolverá um projeto educacional com workshops de música popular, dança e produção fonográfica, além de cursos e seminários de música erudita, que trarão ao país professores do Conservatório Tchaikovsky, de Moscou, do Conservatório de São Petersburgo e da Escola Superior de Música de Berlim.

A programação completa poderá ser encontrada no site do festival: www.dellarte.com.br/festival. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 0/xx/21/3235-8507.

Leia mais notícias sobre inverno
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página