Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/07/2002 - 19h47

10ª edição do Anima Mundi começa amanhã no Rio de Janeiro

Publicidade

da Folha Online

O Anima Mundi celebra 10 anos trazendo ao púbico brasileiro uma seleção com os melhores filmes e vídeos do mundo da animação. Serão apresentados curtas e longas-metragens, seriados e comerciais de diversos países realizados em diversos estilos visuais, linguagens narrativas e técnicas de animação. Com edições no Rio de Janeiro e em São Paulo, o festival começa amanhã no Rio e dia 24, em São Paulo.

Como parte dessa comemoração, o festival receberá quatro convidados para um bate-papo com o público: o diretor Peter Lord, da Aardman, produtora de "A Fuga das Galinhas"; o brasileiro Carlos Saldanha, da Blue Sky, um dos diretores de "A Era do Gelo"; o polonês Jerzy Kucia, com suas imagens experimentais e reflexivas; e a produtora brasileira Vetor Zero, atuante no mercado publicitário e de produção para TV.

Este ano, o número de vídeos e filmes inscritos foi recorde. O festival recebeu 760 animações para a Mostra Competitiva, contra 571 do último ano. Dos 46 países participantes desta edição, o Brasil é o que conta com o maior número de produções, 168, incluindo as convidadas, seguido dos Estados Unidos, 106, e Canadá, 93.

Uma das novidades deste ano é o prêmio especial Primeira Obra, categoria competitiva para os autores que estréiam no festival.

As produções são divididas nos seguintes formatos: curtas, filmes infantis, longas e sessões especiais.

Eventos

Ministrados por profissionais do cinema de animação reconhecidos internacionalmente, o festival promoverá a realização de workshops. O objetivo é estimular o desenvolvimento e a formação de animadores brasileiros.

O público do Anima Mundi do Rio de Janeiro e de São Paulo elegem por voto direto os seus vídeos e filmes preferidos. Cada trabalho tem chance de ser duplamente premiado. Todos os vencedores receberão o troféu Anima Mundi.

Um colegiado de animadores, cineastas, jornalistas, artistas plásticos e outros especialistas ligados à arte da animação escolhem, dentre todas as categorias em competição, os ganhadores dos prêmios profissionais do Anima Mundi: Melhor Filme, Melhor Vídeo, Melhor Animação Brasileira, Prêmio Especial do Júri, Prêmio Especial Primeira Obra e Melhor Portifólio.

O festival Anima Mundi dobra este ano a oferta de assentos disponíveis ao público. No Rio, a 10º edição do festival terá sessões no Centro Cultural Banco do Brasil, no Espaço Cultural dos Correios, no Cine Odeon-BR e no Centro Cultural da Justiça Federal.

Em São Paulo, as sessões terão lugar no Centro Cultural Fiesp, no Museu da Imagem e do Som, no Centro Cultural Banco do Brasil, no Auditório do Centro Brasileiro Britânico e no Espaço Unibanco de Cinema. A Fiesp, o MIS e o CCBB são também realizadores do evento. Além disso, na cidade haverá o Animathon, uma maratona de animação do canadense André Leduc, com a realização de filmes coletivos coloridos e sonoros, inspirados por trilhas especialmente criadas pelos músicos brasileiros Mu Carvalho (ex Cor do Som) e Helio Ziskind (premio Sharp de musica infantil).

No Rio, o festival acontece entre os dias 12 e 21 de julho e, em São Paulo, o festival acontecerá entre os dias 24 e 28 de julho.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página