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15/07/2002 - 13h54

Estreantes injetam sangue novo à São Paulo Fashion Week

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ERIKA PALOMINO
colunista da Folha

Doze novas marcas estréiam no evento, dinamizando os lançamentos de verão. São elas Caio Gobbi, Lorenzo Merlino, Jum Nakao, Rodrigo Fraga, Vide Bula, V.Rom e as de moda praia Água de Coco, Movimento, Poko Pano e Água Doce.

Os jovens estilistas deverão aquecer a temporada com frescor e criatividade. Na quarta, Lorenzo Merlino vai lançar também uma linha de beachwear. Mas o foco principal do verão do estilista será mesmo o sportswear. Outra estréia bastante esperada é a grife de Caio Gobbi, darling entre o povo da moda, expert em jeanswear. Seu tema é o México, misturado com referências da cultura pin-up em versão streetwear, tendo como ícone a cantora Gwen Stefani, do grupo No Doubt. "É uma junção de étnico com pop", brinca o designer.

V-Rom e Rodrigo Fraga respondem pelo reforço do segmento masculino, as duas marcas saídas do elenco da Casa de Criadores. A V-Rom vem do nicho da cultura club na cidade e deverá conquistar um público maior com seu estilo seco, limpo e urbano. A marca é assinada pela dupla Vitor Santos (ex-Vision) e Rogério Hideki (ex-Zoomp/Zapping). "Esse desfile é uma tradução do que é o universo cromático e formal da V-Rom", diz Vitor Santos.

Rodrigo Fraga é o talentoso irmão de Ronaldo Fraga _este é uma das estrelas da SP Fashion Week, que abre o evento na tarde de hoje, às 14h45, com uma coleção centrada no presidiário fictício Jesus da Silva Santos, batizada "Cordeiro de Deus". Já Rodrigo tem consistente trabalho de estamparia e modelagem, mais jovem e descolado que o irmão.

O hype da moda jovem deverá se confirmar no evento. A Cavalera vem inspirada na cultura black, de rua, depois de sua bem-sucedida coleção inspirada no mundo das telenovelas brasileiras, no último inverno. A estilista Thais Losso foi para Nova York e fez pesquisa nos bairros Queens e Bronx. "Voltei dos Estados Unidos completamente apaixonada pela cultura black", diz a criadora sobre seu desfile, na sexta-feira.

Marcelo Sommer, para sua marca Sommer, se dedica à família, com o nome "Cama, Mesa e Banho": "Vou usar minhas referências pessoais e trabalhar com temas dos quais sempre gostei, mas nunca fiz. A marca estava tomando uma direção muito para a noite, muito para o clube, e estava se afastando de seu conceito. É uma volta às raízes", diz.

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