Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/07/2002 - 17h03

Levin rege "Macbeth" no Teatro Municipal de São Paulo

Publicidade

IRINEU FRANCO PERPETUO
da Folha de S.Paulo

Montada em São Paulo pela última vez em 1982, "Macbeth", de Verdi, marca duas estréias para o regente norte-americano Ira Levin: trata-se da primeira ópera por ele dirigida no Teatro Municipal, bem como da primeira vez em que ele rege este título.

"Embora não seja popular como "Traviata" ou "Rigoletto", "Macbeth" é uma das óperas mais fascinantes de Verdi", afirma Levin, que possui 60 títulos em seu repertório, sobre a obra, que tem quatro atos e libreto de Francesco Maria Piave, a partir da peça homônima de Shakespeare.

Verdi estreou "Macbeth" em Florença, em 1847, procedendo a uma profunda revisão da partitura para a apresentação da ópera em Paris, em 1865. É esta versão "de Paris", a mais difundida, que será executada no Municipal.

"Ouvindo a ópera nesta versão, dá para perceber exatamente quais trechos pertencem ao Verdi de 1847 e quais foram acrescentados pelo compositor mais maduro", diz o regente. Na partitura comercializada pela Ricordi, Levin fez um pequeno corte na cavatina "Vieni t'affretta", cantada por Lady Macbeth no primeiro ato, além de excluir o balé do terceiro. "O balé ficou de fora porque não fazia parte da produção original."

A montagem de "Macbeth" está sendo produzida pela Secretaria Municipal de Cultura e Patronos do Teatro Municipal com a São Paulo Imagem Data, que estreou a ópera no Reino Unido, no ano passado. Sofrendo adaptações, a mesma montagem reinaugurou o Teatro da Paz, em Belém, em abril deste ano. Para a apresentação em São Paulo, "Macbeth" também passou por um trabalho de adequação ao palco do Municipal, recebendo, ainda, uma direção de cena inteiramente nova, a cargo de Cristina Mutarelli.

O papel-título é cantado pelo barítono finlandês Juha Uusitalo, 37, que, até recentemente, tinha carreira de músico de orquestra como flautista. A experimentada norte-americana Gail Gilmore faz o papel de Lady Macbeth, ficando as partes restantes com cantores brasileiros, com destaque para o baixo Luís Ottavio Faria (Banquo) e para o excelente tenor lírico Eduardo Itaborahy, comparado ao mítico Carlo Bergonzi pela imprensa britânica por sua performance como Macduff.

O que: "Macbeth". Ópera de de Verdi.
Quando: hoje, às 17h; dias 23, 25, 27 e 29, às 20h30.
Onde: Teatro Municipal (pça. Ramos de Azevedo, s/nº, tel. 222-8698).
Quanto: de R$ 15 a R$ 100.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página