Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/07/2002 - 02h35

Público de "Esperança" queria "Terra Nostra 2"

Publicidade

LAURA MATTOS
da Folha de S.Paulo

Um grupo de discussão com telespectadores promovido pela Globo mostrou que o público esperava que "Esperança" fosse continuação de "Terra Nostra".

Essa decepção pode, na avaliação da emissora, ser uma das explicações para as baixas médias de audiência registradas nos primeiros capítulos da novela das oito (enquanto "O Clone" terminou com mais de 50 de média, "Esperança" estreou com menos de 40).

Quando escreveu "Terra Nostra", Benedito Ruy Barbosa previu a continuação. No último capítulo, o clássico "fim" foi substituido por "essa história não termina aqui". O autor, porém, desistiu da segunda edição.

Mas só depois de algumas semanas o telespectador passou a entender e aceitar que a novela _apesar de ter quase o mesmo elenco de "Terra Nostra" e de se centrar nos italianos_ contava outra história. A audiência se recuperou um pouco, chegando aos 40, 41 de média.

O grupo de discussão também serviu para modificar alguns pontos da direção de Luiz Fernando Carvalho, o cineasta do premiado "Lavoura Arcaica". Os telespectadores achavam a novela "escura" e estranhavam algumas tomadas de câmera, mais próximas do cinema. "Tanto eu quanto o Luiz Fernando fizemos algumas correções. Mas é claro que não podemos nos rebaixar", diz o autor.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página